Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte:
A DITADURA MILITAR NAS MEMÓRIAS DA ESCOLA POLITÉCNICA DA PARAÍBA
Rosilene Dias Montenegro, Fábio Ronaldo da Silva, José Valmi Oliveira Torres

Última alteração: 2014-12-19

Resumo

O presente trabalho é um dos resultados do Projeto Memória da Ciência e Tecnologia em Campina Grande e tem como objetivo compartilhar com os demais pesquisadores aspectos da história e memória da Escola Politécnica da Paraíba (1952-1973) que remontam ao cotidiano dessa instituição de ensino superior, (origem do campus universitário de Bodocongó, em Campina Grande). Apresentaremos algumas memórias referentes ao período da ditadura militar e reflexão sobre os reflexos do regime militar no cotidiano da Politécnica. A análise tem como principais fontes bibliografia sobre o tema, depoimentos de fundadores, pioneiros, ex-professores e ex-alunos da Escola Politécnica da Paraíba, depoimentos estes em forma de entrevistas concedidas ao Projeto Memória da Ciência e Tecnologia em Campina Grande. Em termos gerais concluímos que o tema ditadura no tocante a história e memórias da Escola Politécnica da Paraíba é um campo de estudo a ser explorado.

Palavras-chave: Escola Politécnica da Paraíba. Ditadura. Memória. Campina Grande.

Texto completo: PDF