Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte:
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES (AS) E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA MUNICIPAL FIRMO SANTINO DA SILVA – ALAGOA GRANDE/PARAÍBA
Cilene de Sousa Agostinho, Waldeci Ferreira Chagas

Última alteração: 2015-01-12

Resumo

Neste trabalho discutimos os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e como eles vêm sendo utilizados nas escolas da educação básica. Para tanto, recorremos aos estudos de vários pesquisadores (as) de modo que possamos compará-los com os resultados da nossa pesquisa. Na realização da pesquisa seguimos as seguintes etapas: primeiramente separamos o material a ser lido, analisado e realizamos o estudo dos mesmos para que assim construíssemos a base teórica e o aprofundamento do tema trabalhado. Os materiais analisados são de professores (as) que discutem as viabilidades da inclusão da História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas salas de aulas frente à aprovação da Lei 10.639/003, estudiosos como Gomes e Jesus (2013). Estes analisaram tal temática por meio de uma pesquisa realizada em núcleos que trabalham a educação étnico-racial e em escolas e secretarias de educação. Outros estudiosos como Santana (2006) analisou a prática de cursos preparatórios para jovens carentes onde eles passaram a conhecer e lidar com a temática étnico-racial no cotidiano, Luz (2006), Mello (2002), Candau e Anhorn (2000), Conceição (2006) e Lopes (2006) nos mostram pesquisas e bases teóricas próprias formuladas a partir de experiências próprias, além da analise de bibliografias estudadas e conceituações de outras bases.

Palavras-chave: Lei 10.639//03. Ensino. Escola Firmino Santino.

Texto completo: PDF