Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte: 
ACERVO DIGITAL: ORGANIZAÇÃO, ACESSIBILIDADE E USO DE BANCO DE DADOS PARA A ESCRITA DA HISTÓRIA E MEMÓRIA DA POPULAÇÃO NEGRA
Thiago Brandão da Silva, Elio Chaves Flores

Última alteração: 2014-12-29

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo relatar, a partir da experiência de participação em projeto de extensão: Projeto Banco de Dados (PROAFRO/PROEXT), desenvolvido pelo NEABI/Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFPB, no ano de 2013, o estudo sobre a organização e acessibilidade de trabalhos acadêmicos sobre a população negra, relações raciais e temáticas afins em acervos digitais. O projeto, teve por ação fazer um mapeamento e sistematização dos acervos, dados, documentos e informações concernentes à produção do conhecimento acerca das populações negras da Paraíba. O projeto teve como princípio norteador a atuação no processo educativo das relações etnicorraciais e foi organizado o Banco de Dados (visibilizado pelo portal do NEABI/UFPB) de estudos e fontes históricas que preservam a memória, a história e a cultura afro-paraibana e suas conexões com o “Atlântico negro”.

Palavras-chave: Acervo digital. População negra. Paraíba.


Texto completo: PDF