Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

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A BUSCA DO BELO PELA MULHER PARAIBANA: A BELEZA VISTA PELOS OLHARE DOS ANUNCIOS DE BELEZA DA “REVISTA ERA NOVA” DOS ANOS (1921-1923)
Iranilson Buriti de Oliveira, Stephanie Dianny Pereira de Araújo

Última alteração: 2014-12-29

Resumo


Tendo como enfoque as questões relacionadas às práticas higienistas, tentarei buscar neste artigo os reflexos das políticas modernizantes nos anúncios da “Revista Era Nova” dos anos de 1921 á 1923, concepções que nos ajudem a entender como as práticas de higiene e sanitarização, sob a ótica da industria cosmética, serviam como motores dos ideais de progresso e modernidade. Pois como é sabido, nesse momento, o Brasil estava em plena movimentação de idéias que giravam em torno do “modernizante” e na busca do progresso brasileiro. Porém, como irei trabalhar com a industria cosmética, é importante ressaltarmos que o presente artigo, irá ter como personagem principal a figura da mulher paraibana dos anos 20, e motivar ao leitor o pensamento de como essas mulheres interagiram nesse movimento de modernidade e progresso durante a instauração republicana.

Palavras-chave: Paraíba. Mulher. Beleza. Cosmética. Modernidade.


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