Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte: 
DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: O USO DO JORNAIS NO E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Daviana Granjeiro da Silva

Última alteração: 2014-12-29

Resumo


O presente trabalho dedica-se a discutir a importância dos jornais, novos e antigos, nas aulas de História no ensino fundamental. Deste modo, discutiremos as possibilidades destas fontes para a pesquisa de temas e conteúdos presentes no currículo destinado ao 9º ano. Utilizamos os estudos de Circe Maria Fernandes Bittencourt (2004), Tânia Regina de Luca (2005), Silvana Lemos (2009), dentre outros autores, que se propõem a discutir as dificuldades de despertar o interesse dos discentes para a prática da pesquisa histórica em fontes tradicionais (jornais impressos), frente a essa era digital. Para elaboração do projeto buscamos a Histórica Cultural para concepção geral do trabalho. Conhecer acervos de pesquisa, com destaque para o IHGP (Instituto Histórico e Geográfico Paraibano), em João Pessoa; desenvolver habilidades de análise e crítica histórica a partir dos jornais impressos e construir uma consciência crítica, se percebendo como parte fundamental no processo de investigação histórica foram os objetivos estabelecidos para o referido projeto.

Palavras-chave: Contemporaneidade. Ensino de História. Jornais impressos.


Texto completo: PDF