Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte: 
EDUCANDO O CIDADÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA:O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NO PERÍODO MILITAR
Rafael Nóbrega Araújo, Patrícia Cristina de Aragão Araújo

Última alteração: 2014-12-29

Resumo


A pesquisa tem por proposta discutir sobre o livro didático de história, no contexto do período militar, a partir de reflexões de um livro didático de  educação moral e cívica. Nosso propósito é enfatizar as maneiras como  este material didático-pedagógico foi utilizado para uma educação voltada para a moral e o civismo. Nosso objetivo é refletir sobre as maneiras como o livro didático, produzido e introduzido na sala de aula neste período, elaborava uma ideia de cidadania, calcada nos discursos e proposições dos governos militares. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fonte o livro de história Educação Moral e Cívica para uma Nova Geração Consciente de autoria de Gilberto Cotrim em que a partir do posicionamento deste autor, analisamos as propostas de educação e concepção de ensino de história, no campo do saber histórico escolar.

Palavras-chave: Ensino de História. Livro didático. Educação Moral e Cívica. Ditadura Militar.


Texto completo: PDF