Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte:
ESCOLA POLITÉCNICA DA PARAÍBA E A DITADURA MILITAR: MEMÓRIAS E RESSIGNIFAÇÕES DO PASSADO
Rafael Porto Ribeiro, Fábio Ronaldo da Silva, Rosilene Dias Montenegro

Última alteração: 2014-12-29

Resumo

O presente trabalho busca refletir sobre as memórias de ex-alunos da Escola Politécnica da Paraíba, primeira instituição de ensino superior de Campina Grande, a respeito da Ditadura Militar, fazendo um diálogo com uma fonte representante da mídia impressa da época. Durante o período ditatorial no Brasil, a prática da censura e da perseguição política se tornou “comum”, e direitos como a garantia à liberdade de expressão foram perseguidos. A censura atingia principalmente os meios de comunicação, impondo regras e permitindo a publicação daquilo que era favorável ao regime militar. É nesse contexto que analisaremos os discursos dos ex-alunos e ex-alunas da Politécnica. Quais as memórias mantidas desse período? Como a mídia impressa mostrava o funcionamento da Politécnica? Essas são algumas questões que levantamos neste trabalho que utiliza a História Oral como metodologia de pesquisa, em diálogo com a fonte impressa, especificamente o Diário da Borborema, durante os anos de 1952-1970.

Palavras-chave: Ditadura Militar. Memória. Ciência e Tecnologia.

Texto completo: PDF