Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte:
NÂO SÓ DE AULA VIVE O ESTUDANTE: UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO NA SOCIEDADE CAMPINENSE DA DÉCADA DE 60
Rosicleide Henrique da Silva

Última alteração: 2014-12-29

Resumo

O Movimento Estudantil teve uma importância significativa no cenário brasileiro da década de 1960, período em que os estudantes lutaram contra as arbitrariedades cometidas pela ditadura militar, seja no âmbito político, social, cultural. Em Campina Grande, Paraíba, mostraremos que essas lutas reivindicatórias dos estudantes universitários, que estavam voltadas para o campo educacional, deram inicio mesmo antes do Golpe Militar (1964), seja dentro da Universidade ou nas ruas da cidade. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir de que forma esses embates que estavam em curso no período pré-64 tiveram continuidade, em certa medida, com o golpe e a instauração da Ditadura Militar na Paraíba. Com o intuito de evidenciar a importância da atuação desses estudantes e suas lutas, utilizaremos como fontes a História Oral através dos depoimentos de militantes estudantis, Jornal Diário da Borborema, documentação do DOPS e bibliografia sobre a temática estudada.

Palavras-chave: Movimento Estudantil. Ditadura Militar. Campina Grande-PB.

Texto completo: PDF