Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte:
O ENSINO DE HISTÓRIA E A CONEXÃO COM A DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA BRASILEIRA (OSPB)
Amannda Dativa de Melo Silva, Rosangela Laurentino Brito, José Tancredo Lobo

Última alteração: 2014-12-29

Resumo

A história como disciplina deve contribuir na formação do pensamento crítico dos alunos. Ao problematizar aspectos no tempo faz com que estes compreendam que estão inseridos na história. Exemplo disso é o golpe de 1964 e a ditadura que se seguiu. Marcada por repressão sobre diversos segmentos sociais e forte cunho ideológico e disciplinador no campo educacional. Os conteúdos e materiais didáticos foram modificados impedindo o professor de tratar certos assuntos da História do país. Neste artigo, versamos compreender por que a disciplina de História foi restringida do currículo escolar, entrando em vigor a disciplina Organização Social de Política Brasileira (OSPB). Na pesquisa utilizaremos como arcabouço teórico: Meneses (1976); Garcia (1978); Viola (1988).

Palavras-chave: Ensino de História. Regime Militar. OSPB.

Texto completo: PDF