Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte:
PERSPECTIVAS E EXTERIORIDADES DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA ATUALIDADE: DISCUTINDO PRÁTICAS DE ENSINO NAS ESCOLAS
Emanuella Bezerra de Oliveira Araujo, João Batista Gonçalves Bueno

Última alteração: 2014-12-29

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo vislumbrar uma nova perspectiva para o ensino de história. Ela faz parte do programa PIBID, financiado pela CAPES e busca desenvolver a formação de conhecimentos entre os licenciados em História os professores da rede pública e seus alunos.  A pesquisa propõe a aplicação de uma aula oficina nos 9º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Soares de Carvalho, na cidade de Guarabira, Paraíba, na qual os alunos são coparticipantes do processo de produção de conhecimentos. Procuramos apresentar aos alunos uma metodologia de ensino ativa, que propõem o desenvolvimento de uma atividade de reflexão e pesquisa, e, finalmente analisar quais são os desdobramentos possíveis  desse trabalho. Buscamos portanto, encontrar alternativas didáticas para a  efetuação de abordagens para o conteúdo da disciplina de História. Para realizar essa tarefa propomos que alunos investigassem as relações existentes entre a I Guerra Mundial, a II Guerra Mundial e a Guerra fria, encontrando ai, alguns sentidos para a sua vida no presente. Utilizamos como referenciais teóricos: Paulo Freire, C. Bittencourt, Walter Benjamin e E. P. Thompson.

Palavras-chave: Ensino de História, guerra, ensino fundamental, oficina.

Texto completo: PDF