Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte: 
UM SINDICATO NO OLHO DO FURACÃO: A DISPUTA PELO CONTROLE DO SINDICATO DE BARREIROS EM MEIO ÀS TENSÕES NO PRÉ-GOLPE (1963-1964)
Izabel Helena Acioli Siqueira dos Santos

Última alteração: 2014-12-29

Resumo


O Sindicato de Barreiros representava os trabalhadores rurais de três cidades da Zona da Mata Sul de Pernambuco. Com a regulamentação da sindicalização rural, em 1962, o STRB sofre desmembramento e são criados mais dois sindicatos. Tal processo enfrenta resistência, ocasionando um conflito armado na sede do Sindicato. Em 1963, Miguel Arraes assume o Governo de Pernambuco, propondo uma política diferenciada de atenção aos problemas no campo. No plano nacional, uma forte campanha para desestabilizar o Governo João Goulart se avolumava e tem reflexos nos governos aliados, como o de Arraes. Ao tratar desse episódio no Sindicato, a historiografia apresenta-o como uma ação de resistência de uma liderança em entregar a direção do mesmo. Com este trabalho, pretendemos analisar a relação desse conflito no Sindicato com as disputas entre forças políticas pelo controle do movimento no campo e como ele foi utilizado para alimentar o clima de instabilidade no pré-golpe de 1964, em Pernambuco.

Palavras-chave: Sindicato. Trabalhadores. Barreiros-PE.


Texto completo: PDF