Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte: 
ARRANJOS FAMILIARES E REDES DE COMPADRIO DE CRIANÇAS NEGRAS NA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES/ CIDADE DA PARAHYBA, 1861-1863
Larissa Bagano Dourado, Solange Pereira da Rocha

Última alteração: 2014-12-29

Resumo


Os assentos de batismo oferecem informações valiosas para a construção da história social da população negra da sociedade oitocentista, devido às informações nelas contidas. Em geral, os registros paroquiais apresentam informações sobre o sexo, a condição jurídica, o tipo de filiação, e a cor/origem racial e/ou étnica das pessoas batizadas. Com acesso às fontes paroquiais da freguesia de Nossa Senhora das Neves, localizada na atual cidade de João Pessoa, realizamos pesquisa acerca dos arranjos familiares e redes de solidariedade firmadas, sobretudo pelas mães e pelos pais de crianças negras, nos anos de 1861 a 1863. O referido estudo é resultado de pesquisa desenvolvida junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), na UFPB.

Palavras-chave: Assentos de batismo. População Negra. Oitocentos.


Texto completo: PDF