Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

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RESPOSTA AO REPTO DO PATRIOTA
Joana Neves

Última alteração: 2014-12-29

Resumo


Considerando o objetivo, proposto por este ST, de colocar em foco, entre outros aspectos, memórias de quem ensina história e levando em conta o percurso proposto: da “trama aos registros”, esta comunicação consiste, sobretudo, no resgate de um diálogo entre a autora e um dos seus saudosos colegas de Departamento, o professor Fernando Patriota. A temática desse diálogo, recorrente entre nós, era o ensino de história e seu foco principal a própria experiência de trabalho dos professores. Em um momento fundamental desse diálogo, Fernando Patriota, por meio de um repto, desafiou a colega mais velha a produzir um texto/um livro sobre o ensino de história, a partir da sua própria experiência que, então, somava quase 30 anos, como professora, e mais 15 anos como estudante. O trabalho aqui apresentado é resultado de uma primeira tentativa de organizar, de forma sistemática, os aportes da memória acionada pelo questionamento feito. Não é um texto novo, mas é completamente inédito e sua apresentação nesse XVI EE tem a intenção de reabrir, agora com novos interlocutores, o diálogo passado, impossível de ser retomado com o autor do desafio, que, infelizmente, nos deixou cedo demais, mas cuja lembrança é ainda capaz de fomentar instigantes reflexões sobre o que é ser professor de história.

Palavras-chave: Fernando Patriota. Ensino de História. Memória.


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