Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte: 
IMIGRANTE EM CARTAZ!: ANÁLISE DAS IMAGENS DE PROPAGANDA DOS FILMES O HOMEM QUE VIROU SUCO (1980), AVENTURAS DE UM PARAIBA (1982) E O BAIANO FANTASMA (1984/88)
Rafael da Silva Abreu

Última alteração: 2014-12-29

Resumo


O presente trabalho visa estudar as representações dos imigrantes nordestinos, com destino aos centros urbanos do sudeste do Brasil,nos cartazes de publicidade dos filmes O homem que virou suco (1980), Aventuras de um Paraíba (1982) e O baiano fantasma (1984/88). Tendo em vista que, os historiadores não se debruçam com frequência sobre esta fonte extra fílmica, assim, buscamos apresentar sua possibilidade de estudo para o enriquecimento dos debates historiográficos e da relação história e cinema, além disso, estudamos sua participação na visualização dos filmes, como tentativa de fixar leituras. Nos balizamos teoricamente em Roland Barthes (1990) para o estudo dessas imagens de propaganda, percebendo como os cartazes dos filmes buscam levar influencias e representações para a visualização do imigrante.

Palavras-chave: Cartazes, imigrantes nordestinos, cinema.


Texto completo: PDF