Você está aqui: Página Inicial > Contents > Últimas Notícias > INOVA-UFPB dá início à implantação do Centro de Incubação.

INOVA-UFPB dá início à implantação do Centro de Incubação.

por Cleverton R. Fernandes publicado: 10/02/2023 07h37, última modificação: 01/09/2023 16h40
INOVA-UFPB.

Fruto da mudança estratégica da UFPB a equipe da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB) dedicou todos os esforços para a implantação do Conglomerado de Empreendimentos Inovadores e Tecnologias Aplicadas (CEITEC). Os recursos virão de um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) com projeto aprovado pela INOVA-UFPB e que receberá em torno de R$ 4 milhões para a revitalização de um prédio no Centro de João Pessoa-PB.

Por conta dessa mudança estratégica a partir do início do ano de 2021 a UFPB caiu no ranking do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) da primeira colocação em 2019, e terceira em 2020, para a 25ª posição nacional, conforme abaixo:

A política de reconhecimento e total apoio da reitoria até o ano de 2020 permitiu um salto quanti-qualitativo nos pedidos de patentes nos anos de 2017, 2018 e 2019, nesses últimos dois anos mencionados atingindo o primeiro lugar nacional absoluto no ranking do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Essa redução era esperada e atende as estratégias de maior critério e redução de custos da Instituição frente aos cortes em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do governo anterior, bem como efeito tardio da Pandemia. As primeiras colocadas foram Petrobrás S.A., com recorde de 113 pedidos depositados, seguida da UFMG, USP, MARCOPOLO S.A. e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na quinta colocação e uma das únicas representantes do Nordeste entre as dez organizações depositantes de patentes. A Fundação Universidade Federal de Sergipe (UFS) ficou na nona colocação. Veja o ranking completo aqui.

A INOVA-UFPB continuará seguindo a estratégia da reitoria dedicando total rigor nos pré-exames dos requerimentos de pedidos de patentes e estudos de viabilidade econômica enviados, permitindo uma seleção mais acurada e, consequentemente, maior qualidade das comunicações de patentes com maiores chances de obterem sucesso no mercado, inclusive refletindo em novas startups e novas empresas filhas de destaque. Outra estratégia, e alinhada com o INPI, é reestruturar os grupos de pesquisa da UFPB para que sejam mercadologicamente sensíveis, estejam em constante monitoramento do estado da técnica e mantenham pesquisas longitudinais visando um melhoramento contínuo, e vinculado, em determinados ramos tecnológicos.

Fonte: INOVA-UFPB com foto de Aline Lins.