Livro desenvolve processo de aprendizagem do frevo

Os pesquisadores e coreógrafos Valéria Vicente e Giorrdani de Souza (Kiran) lançaram nesta quinta-feira (14), o projeto “Frevo para aprender e ensinar”. Primeira obra com informações específicas para a prática do frevo, a publicação dedica-se a refletir sobre o ensino de dança através de estudos práticos, de forma acessível a diferentes públicos, mas abordando de forma profunda e atualizada, em formato livro e também no site www.frevopesquisa.com.br.

Os autores: Valéria Vicente é dançarina, co­reógrafa, passista e professora da Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Giorrdani de Souza (Kiran) é fisioterapeuta e professor da Pós-Graduação em Dança Educacio­nal e Artes Cênicas pelo Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG).

A publicação impressa e digital pretende contribuir para a melhoria dos processos de ensino aprendizagem do frevo, com foco nos princípios do trabalho técnico e especificidades relacionadas a seu ensino. De acordo com os realizadores, o objetivo é munir professores e alunos de frevo com informações essenciais para o desenvolvimento e difusão dessa dança, que desde 2007 é patrimônio cultural imaterial do Brasil e desde 2012 foi inscrito na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.

As ilustrações e programação visual são de Iara Sales, produzidas a partir de desenhos feitos pela artista Isa Trigo especialmente para a publicação. Os movimentos de frevo e exercícios propostos pelos autores são ilustrados por fotografias de Tonlin Cheng com integrantes do grupo Guerreiros do Passo, como forma de homenagem aos dez anos do grupo formado por discípulos do mestre Nascimento do Passo.

O livro é uma publicação das editoras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Associação Reviva, com o incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco.

“Frevo para aprender e ensinar reúne aprendizados que tive nos últimos seis anos, atuando como professora universitária e lidando com diferentes corpos, interesses e sensibilidades”, diz Valéria Vicente. “Com certeza os conhecimentos que compartilhamos no livro e no site transformaram minha forma de entender o frevo, de dançar e de criar. Fico feliz em poder compartilhar isso com mais pessoas”.

“Para nós é muito importante levar a público as informações resultantes de nossa pesquisa”, diz Kiran. “O livro traz propostas pedagógicas baseadas em cinesiologia, fisiologia do exercício e biomecânica numa perspectiva de contribuir para expansão do entendimento do corpo em movimento entre aqueles que se dedicam ao ensino e a prática do frevo”.

O conteúdo de “Frevo para aprender e ensinar” foi desenvolvido durante a pesquisa “Trançados musculares: saúde corporal e ensino do frevo”, implementada pelos autores Giordanni Souza (Kiran) e Valéria Vicente e distribuída em DVD com incentivo do Funcultura em 2009, e que teve como resultado um levantamento inédito das demandas de fortalecimento muscular para a prática do frevo. “Isso influenciou a prática dos artistas do frevo, notadamente dos que participaram das oficinas do projeto”, diz Valéria.

OS AUTORES

Giorrdani de Souza (Kiran) é fisio­terapeuta graduado pela Hogeschool van Amsterdam (European School of Physiotherapy) na Holanda e pela Faculdade Integrada do Recife. Mes­trando em dança pela Unibersidade Federal da Bahia (UFBA), pós-graduado em Fisiologia do Exercí­cio aplicada a grupos especiais pela Universidade Gama Filho e em Dan­ça como Prática Terapêutica pela Faculdade Angel Vianna. Bailarino e ator com carreira internacional atua como coreógrafo, professor de Técnicas Contemporâneas de Dan­ça, Dança-teatro, trabalho de corpo para atores, pesquisador do movi­mento humano e professor de ana­tomia, fisiologia do exercício e cine­siologia para bailarinos. Professor da Pós-Graduação em Dança Educacio­nal e Artes Cênicas pelo Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG).

Valéria Vicente é dançarina, co­reógrafa, passista e professora da Licenciatura em Dança da UFPB, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA e uma das coordenadoras do Acervo Recordança (PE). Publicou o DVD Trançados Musculares: saúde corporal e ensino do frevo (2011) e os livros Entre a Ponta de é e o Cal­canhar: Reflexões sobre como o fre­vo encena o povo, a nação e a dança no Recife (2009); Brincando Mara­catu (2008) e Maracatu Rural: O es­petáculo como Espaço Social (2005). Na prática de dança, suas pesquisas resultaram nos espetáculos: Frevo de Casa (2014), Fervo (2006) e Pequena Subversão (2007). Relativo a prática pedagógica, também participou da elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Dan­ça da UFPE (2008) e UFPB (2012).

Foto: Afonso Oliveira

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria