UFPB firma parceria com Receita Federal para aproveitamento de mercadorias apreendidas

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) firmou acordo de cooperação técnica com a Inspetoria da Receita Federal no Recife, na manhã de 28 de agosto. O termo assinado pela reitora Margareth Diniz e pelo inspetor-chefe Ricardo Augusto Campelo prevê a destinação de perfumes e bebidas alcoólicas apreendidos pelo órgão para serem transformados em novos produtos.

As mercadorias apreendidas, que seriam destinadas à destruição, serão encaminhadas pela Inspetoria ao Centro de Tecnologia (CT) para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo alunos e professores na transformação dos produtos em materiais de limpeza para serem utilizados na UFPB.

“Já somos parceiros da Receita Federal em outras frentes e temos a maior satisfação em levar mais esse projeto adiante”, afirmou a reitora durante a assinatura.

O coordenador do projeto e professor do departamento de Engenharia de Alimentos, Pierre Martins, contou que dez alunos, entre bolsistas e voluntários, e seis docentes já estão engajados nas primeiras atividades da ação, que deve durar 60 meses. “Estamos trabalhando em nossos laboratórios, realizando ensaios. Agora, com a assinatura do acordo de cooperação, já podemos receber o material da Receita Federal e começar o desenvolvimento dos produtos”, explicou Martins.

O inspetor-chefe Ricardo Campelo relatou que a parceria já existe em outras localidades do país, mas que essa é a primeira iniciativa do tipo no órgão que comanda. “Vínhamos buscando, há algum tempo, dar uma destinação para esses produtos que não fosse o simples depósito ou aterros sanitários. Essa parceria com a UFPB vai permitir uma solução melhor para o meio ambiente e a sociedade”, afirmou. O inspetor explicou também que o próximo passo é a publicação do acordo celebrado no Diário Oficial da União para o início efetivo da parceria.

Participaram da reunião, as inspetoras Terezinha Andrzejewscki e Célia Borges, a professora do departamento de engenharia química Julice Dutra Lopes, a assessora de extensão do CT Aurélia Acuna, o pró-reitor de extensão Orlando Villar e o chefe de gabinete da UFPB Raimundo Barroso Jr.

ACS | Lis Lemos