UFPB realiza terceira reunião do programa Universidade Participativa

A terceira reunião do programa Universidade Participativa (UP), aconteceu na manhã de hoje (20), na Biblioteca Central do Campus I.

Presidida pela Reitora, professora Margareth Diniz, e acompanhada do Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Orlando Vilar; Pró-Reitor adjunto de Administração, professor Clivaldo Silva; Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Isac Medeiros; Professor Gustavo Tavares diretor do Reuni e Suely Pessoa, diretora do Sistema de Bibliotecas, a terceira reunião do UP serviu  para tratar dos problemas enfrentados pela Biblioteca Central e as Bibliotecas Setoriais.

O professor Gustavo deu início à reunião fazendo uma explanação sobre o que significa UP e o definiu como um processo para conversar e discutir os assuntos da Universidade. Os recursos do Reuni devem levar em consideração as prioridades e demandas da Comunidade Universitária, disse ele, justificando a existência do programa.

Reivindicações

Entre as maiores reivindicações por parte dos servidores que trabalham nas bibliotecas estão as questões de infraestrutura, sistema de segurança do acervo, projetos de reforma e melhorias das bibliotecas e capacitação dos funcionários.

A diretora do Sistema de Bibliotecas, Suely Pessoa, citou que cada Biblioteca Setorial deveria estar distribuída por Centro e que elas fossem pensadas como uma “sistemateca”, dessa forma todas as Setoriais e a Central poderiam se ajudar melhor.

A Reitora da UFPB, professora Margareth Diniz, falou que “temos a necessidade de estruturar o que já possuímos; os centros que receberam seus recursos, repassem também para as bibliotecas para que haja melhoria na infraestrutura delas. A Reitora enfatizou a necessidade da capacitação e que não haja apenas aumento no número de vagas, mas a ampliação na quantidade de cursos a serem oferecidos.

Ascom - Reitoria (Jéssica Azevedo)