Neurocientista participa da reinstalação do Fórum Universitário

Nicolelis proferiu palestra de abertura sobre: “A Ciência como Agente de Transformação Social”; ele lidera pesquisas no campo de fisiologia de órgãos

O Fórum Universitário da Universidade Federal da Paraíba foi reinstalado nesta segunda-feira (25), às 19h30, no auditório da Reitoria, no Campus I, em João Pessoa. O Fórum é uma instância ligada ao gabinete da administração central e estava desativado há alguns anos. O evento surpreendeu de forma positiva a comunidade acadêmica pela escolha da Reitora Margareth Diniz, ao convidar o médico e cientista brasileiro Miguel Nicolelis para proferir a palestra de abertura com o tema: “A Ciência como Agente de Transformação Social”.

Durante a palestra o cientista surpreendeu o publico, revelando aspectos da ciência atual, e ao término da exposição respondeu várias perguntas. Na plateia encontrava-se vários portadores de deficiência física que também perguntaram sobre as pesquisas das próteses neurais pois já teve ampla divulgação dos trabalhos científicos do doutor Miguel Nicolelis que quer fazer uma pessoa com paralisia voltar a andar, na abertura da copa de 2014, usando um traje robótico, chamado de exoesqueleto, ou seja um esqueleto por fora do corpo controlado pelo pensamento.

Miguel Nicolelis, considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo, concedeu entrevista coletiva à imprensa paraibana no auditório da Faculdade de Direito da UFPB, localizada à Praça João Pessoa, no centro da cidade. O cientista respondeu sobre suas revolucionárias pesquisas no campo da Neurociência. Nicolelis lidera pesquisas no campo de fisiologia de órgãos e sistemas na tentativa de integrar o cérebro humano com máquinas. O objetivo das pesquisas é desenvolver próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal.

No encerramento a coordenação do Fórum Universitário comunicou que em breve acontecerá outra edição do evento e que deve abordar um tema de grande relevância social.

Agência de Notícias da UFPB- Maria Alice Carvalho