Discentes autistas

quinta-feira, 13 de junho de 2024

‘É uma violência simbólica’: experiências de discriminação de pessoas autistas em universidades na Austrália

  • ‘minha deficiência é algo que as pessoas simplesmente não têm ideia’ – exemplo de relato de participante do estudo: ‘Você obviamente está bem. Você obviamente tem alto funcionamento. Você obviamente não precisa de suporte’;
  • ‘o sistema está realmente contra você’ – no estudo foi constatado que professores não são responsabilizados ‘por algumas práticas profundamente injustas e discriminatórias que têm causado prejuízos reais a estudantes’ autistas e outros;
  • o ônus incide sobre estudantes autistas – participantes da pesquisa expressaram frustração pelo tempo e o esforço empregados na solicitação de adaptações, que muitas vezes superavam os benefícios do suporte requisitado;
  • ‘coragem e teimosia’ – participantes do estudo relataram que aprenderam a identificar em quais situações poderiam efetivamente agir, impondo limites quando perceberam a sobrecarga causada, ainda que essa aprendizagem tenha sido altamente desgastante.

 

Referência

TAN, D. W. et al. ‘It’s a symbolic violence’: autistic people’s experiences of discrimination at universities in Australia. Autism, v. 28, n. 6, p. 1345–1356, 2024. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/13623613231219744. Acesso em: 10 jun. 2024.

A reprodução do presente conteúdo é livre mediante a citação do artigo mencionado a partir do Coletivo Autista da UFPB, favorecendo o acesso ao nosso website

Notícias Relacionadas

Imagem decorativa do site