De acordo com Tan et al. (2024), uma barreira significativa identificada em pesquisas anteriores foram as experiências de universitários autistas relacionadas à discriminação (serem tratados de forma diferente) e ao estigma (serem julgados de forma diferente).
A equipe de Tan et al. (2024), integrada por pesquisadores(as) autistas e não autistas, explorou as experiências de estigma e discriminação de estudantes autistas em universidades australianas, entrevistando 21 universitários(as) com autismo (alguns tinham finalizado seus cursos e outros não).
Nas entrevistas foram identificados quatro temas:
Em vista dos resultados, recomenda-se a adoção de mudanças na forma como os cursos são planejados e ministrados para que autistas tenham oportunidades que atendam às suas formas de aprendizagem.
Também é importante que técnico-administrativos(as) e docentes das universidades compreendam o impacto do trauma vivenciado por pessoas autistas e que as universidades trabalhem em conjunto com autistas para conceberem cursos e suporte que incluam formas autísticas de aprendizagem, processos burocráticos acessíveis e identificação de necessidades de apoio.
Referência
TAN, D. W. et al. ‘It’s a symbolic violence’: autistic people’s experiences of discrimination at universities in Australia. Autism, v. 28, n. 6, p. 1345–1356, 2024. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/13623613231219744. Acesso em: 10 jun. 2024.
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