A experiência de meltdowns vivenciada por adultos autistas

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Como ainda é relativamente desconhecida a sensação de uma pessoa com autismo ter um meltdown (colapso, explosão), Lewis e Stevens (2023) entrevistaram 32 adultos autistas, registrando pensamentos e sentimentos sobre como é vivenciar essa terrível experiência.

 Apesar dos diferentes significados provenientes de pessoas únicas, a maioria relatou ficar sobrecarregada por informações, estímulos sensoriais, estresse social e estresse emocional.

Essas pessoas com autismo inclusive descreveram uma sensação de opressão devido a mudanças no planejamento ou na rotina, às suas próprias emoções ou a outras tensões que levaram ao  meltdown. Exemplos dessas situações incluíram estar em atração turística movimentada, receber um mau atendimento ao cliente, sentir-se decepcionado(a) por um(a) parceiro(a) ou amigo(a) e ter uma profunda discussão filosófica em sala de aula. Muitos até descreveram cenas nas quais os fatores estressores eram agrupados, como quando se sentiram sobrecarregados(as) por estímulos sensoriais e suas estratégias para superarem a situação provocaram atenção social indesejada, aumentando seu distresse (estresse negativo).

Eles(as) relataram que emoções extremas, como raiva, tristeza e medo, frequentemente eram experimentadas durante o meltdown, além de vivenciarem dificuldade com processamento de pensamentos e memória.

Muitos(as) descreveram ter uma raiva incontrolável durante o meltdown, desconhecendo como processar a intensidade das suas emoções. Eles(as) igualaram suas emoções a dores físicas, como uma dor cíclica sem possibilidade de ser interrompida ou como se sangrassem e ninguém pudesse ajudar.

Ainda assim, participantes do estudo relataram que tentavam manter o autocontrole, apesar de muitas vezes sentirem que não eram eles(as) próprios(as) durante os meltdowns.

Esses(as) autistas descreveram o meltdown como um modo de extravasar as extremas emoções que sentiam, tentando afastar-se de pessoas e outras fontes que poderiam desencadear o meltdown ou certificando-se de que estariam sozinhos(as) se percebiam que um meltdown poderia acontecer a fim de evitarem danos, inclusive aos seus próprios corpos, suas emoções e seus relacionamentos.

Os resultados dessa pesquisa oferecem importante entendimento sobre meltdowns de adultos(as) autistas, a partir de seus pontos de vista.

LEWIS, L. F.; STEVENS, K. The lived experience of meltdowns for autistic adults. Autism, v. 27, n. 6, p. 1817–1825, 2023. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/13623613221145783?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori%3Arid%3Acrossref.org&rfr_dat=cr_pub++0pubmed. Acesso em: 14 jun. 2024.

Notícias Relacionadas

Imagem decorativa do site