Coletivo Autista da UFPB apresenta iniciativa para o Atlas da Inovação em Comunicação Pública relacionada à acessibilidade comunicacional

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

O conteúdo da oficina “Inteligência Artificial como Ferramenta Pedagógica e de Acessibilidade Comunicacional para Pessoas Neurodivergentes” já está disponível em formato simplificado. A oficina resultou da pesquisa recém cadastrada na Plataforma Brasil, intitulada “Ensino e aprendizagem no ensino superior: avaliação de propostas pedagógicas inovadoras”. Essa pesquisa analisará, entre outros aspectos, como a Linguagem Simples aplicada pela inteligência artificial GRALHA influencia a formação e o cotidiano de estudantes dos cursos de Dança e Teatro da UFPB.

A oficina e a pesquisa foram impulsionadas pela experiência do website do Coletivo Autista da UFPB (CAU), produto de extensão FLUEX/UFPB criado para favorecer a inclusão de pessoas autistas adultas. O website do CAU passou a utilizar a GRALHA em 2025 e incluiu o link da ferramenta em várias publicações. Embora a inteligência artificial tenha sido desenvolvida, inicialmente, para aplicar Linguagem Simples em textos jurídicos, a GRALHA ampliou a acessibilidade comunicacional dessa ação de extensão universitária.

Com esse apoio, o website do CAU passou a publicar conteúdo mais acessível de resumos de pesquisas científicas relacionadas a pessoas autistas adultas, além de leis e notícias sobre inclusão da pessoa com condição diversamente hábil (PcD).

Essa prática inovadora do website do CAU pretende integrar o Atlas da Inovação em Comunicação Pública, iniciativa internacional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O Atlas irá reunir práticas que adotam comunicação nítida, inclusiva e orientada aos cidadãos.

Informações sobre o Atlas estão disponíveis em:
🔗 https://www.undp.org/governance/blog/atlas-innovation-public-communication

A proposta do Atlas valoriza projetos que ampliam o acesso à informação e fortalecem o diálogo entre instituições e sociedade. Nesse cenário, o website do CAU se destaca por unir tecnologia acessívelneurodiversidade e Linguagem Simples, oferecendo mais visibilidade a pessoas autistas adultas e até, idosas.

O Atlas reconhece iniciativas que aproximam cidadãos de temas complexos e tornam políticas públicas mais compreensíveis. A experiência do website do CAU contribui para esse compromisso ao integrar inclusão, tecnologia e comunicação acessível.

Pessoas e instituições interessadas em fortalecer a comunicação pública podem conhecer detalhes e apresentar suas práticas inovadoras, com a finalidade de integrar o Atlas, por meio de formulário eletrônico.


O conteúdo anteriormente apresentado foi adaptado pela GRALHA, inteligência artificial desenvolvida por Marcia Ditzel Goulart.

Notícias Relacionadas

Imagem decorativa do site