Segundo Haruvi-Lamdan et al. (2020), pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) apresentam um risco aumentado de vivenciar eventos potencialmente traumáticos e particularmente, vitimização social. No entanto, a coocorrência de TEA e Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) foi pouco estudada.
Vale ressaltar que coocorrência é a denominação atualmente utilizada para caracterizar a ocorrência de mais de uma condição ao mesmo tempo, como autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), substituindo o termo comorbidade (MONK; WHITEHOUSE; WADDINGTON, 2022).
Haruvi-Lamdan et al. (2020) examinaram a exposição a eventos potencialmente traumáticos durante a vida e sintomas de TEPT em adultos autistas e em adultos típicos. Os 25 adultos autistas e os 25 adultos típicos estudados apresentaram idade e sexo comparáveis. Os participantes relataram eventos de vida potencialmente traumáticos de natureza social e não social, além de sintomas de TEPT relacionados ao evento mais angustiante.
Os resultados mostraram taxas mais altas de provável TEPT no grupo do TEA (32%) em comparação ao grupo de adultos típicos (4%). Indivíduos com TEA relataram mais sintomas de TEPT, particularmente repetição da situação vivenciada (reexperiência) e hiperexcitação, em comparação com adultos típicos, embora este último resultado tenha sido elevado apenas em mulheres autistas.
Os participantes com TEA, especialmente mulheres autistas, relataram mais eventos de vida negativos, particularmente eventos sociais, do que os adultos típicos. Sessenta por cento dos participantes autistas, mas apenas 20% dos adultos típicos, indicaram um evento social como o evento mais angustiante. Indivíduos com TEA e coocorrência de provável TEPT apresentaram habilidades sociais mais pobres em comparação com aqueles que eram apenas autistas.
Os resultados indicam aumento da vulnerabilidade de autistas ao trauma e ao TEPT especialmente devido a fatores sociais distressantes (estresse negativo). Mulheres autistas podem ser particularmente vulneráveis ao TEPT.
Referências
HARUVI-LAMDAN, N. et al. Autism Spectrum Disorder and Post-Traumatic Stress Disorder: an unexplored co-occurrence of conditions. Autism, v. 24, n. 4, p. 884–898, 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1362361320912143. Acesso em: 02 jul. 2024.
MONK, R.; WHITEHOUSE, A. J. O.; WADDINGTON, H. The use of language in autism research. Trends in Neurosciences, v. 45, n. 11, p. 791–793, 2022.