Livro gratuito sobre autismo

sábado, 18 de outubro de 2025

O e-bookCultivando girassóis a partir da Universidade Federal da Paraíba’, a ser publicado pela editora do Centro de Comunicação Turismo e Artes – CCTA/UFPB, aborda conteúdo relacionado ao autismo com foco em pessoas adultas com menor necessidade de suporte.

A obra traz o mesmo conteúdo em português, inglês e italiano. Cada idioma conta com três capítulos e vários links que ampliam as informações, para que o favorecimento da conscientização sobre o autismo vá além das 90 páginas do texto principal.

Além da autora, que elaborou a introdução, os capítulos e a tradução para o inglês, outros(as) integrantes do Coletivo Autista da UFPB colaboraram em etapas complementares da produção do livro:

  • Daniel Monteiro criou a capa,
  • Noberta Doia Guedes preparou a ficha catalográfica,
  • Laudisséia de França Figueiredo fez o prefácio,
  • Fabio André de Oliveira Filho escreveu o posfácio.

A revisão em inglês foi realizada por Fergus Murray e a tradução em italiano foi feita por Marco Baldassarre, que serão pesquisadores do estudo citado no terceiro capítulo do livro.

Dedicado a São Tomé em virtude do segundo capítulo, o e-book passou pela revisão em português do Dr. Miguel Julio Paz Filho e pela diagramação de Luiz F. O. Martins.

Desde o primeiro capítulo até a conclusão, o livro foi escrito sem que a autora retornasse ao menor nível de suporte. Mesmo assim, ela contou com o apoio de Dayse Karoline Cantuária Guimarães e Yohana Gomes de Alcântara, voluntárias do projeto de extensão intitulado Voluntariado no Coletivo Autista da UFPB’. Com o suporte delas, será possível publicar esta obra que celebra o autismo a partir da UFPB.

O e-book também ganhará uma versão em formato de audiolivro, ampliando o acesso ao conteúdo e fortalecendo a inclusão. A leitura em português será feita por Laudisséia de França Figueiredo e o Coletivo Autista da UFPB convida pessoas interessadas a se voluntariarem para a leitura em inglês e italiano, além da edição do áudio (etapa essencial antes da publicação).


Este conteúdo foi amplamente adaptado para Linguagem Simples pela GRALHA, inteligência artificial desenvolvida por Marcia Ditzel Goulart.

Notícias Relacionadas

Imagem decorativa do site