O e-book ‘Cultivando girassóis a partir da Universidade Federal da Paraíba’, a ser publicado pela editora do Centro de Comunicação Turismo e Artes – CCTA/UFPB, aborda conteúdo relacionado ao autismo com foco em pessoas adultas com menor necessidade de suporte.
A obra traz o mesmo conteúdo em português, inglês e italiano. Cada idioma conta com três capítulos e vários links que ampliam as informações, para que o favorecimento da conscientização sobre o autismo vá além das 90 páginas do texto principal.
Além da autora, que elaborou a introdução, os capítulos e a tradução para o inglês, outros(as) integrantes do Coletivo Autista da UFPB colaboraram em etapas complementares da produção do livro:
A revisão em inglês foi realizada por Fergus Murray e a tradução em italiano foi feita por Marco Baldassarre, que serão pesquisadores do estudo citado no terceiro capítulo do livro.

Dedicado a São Tomé em virtude do segundo capítulo, o e-book passou pela revisão em português do Dr. Miguel Julio Paz Filho e pela diagramação de Luiz F. O. Martins.
Desde o primeiro capítulo até a conclusão, o livro foi escrito sem que a autora retornasse ao menor nível de suporte. Mesmo assim, ela contou com o apoio de Dayse Karoline Cantuária Guimarães e Yohana Gomes de Alcântara, voluntárias do projeto de extensão intitulado ‘Voluntariado no Coletivo Autista da UFPB’. Com o suporte delas, será possível publicar esta obra que celebra o autismo a partir da UFPB.
O e-book também ganhará uma versão em formato de audiolivro, ampliando o acesso ao conteúdo e fortalecendo a inclusão. A leitura em português será feita por Laudisséia de França Figueiredo e o Coletivo Autista da UFPB convida pessoas interessadas a se voluntariarem para a leitura em inglês e italiano, além da edição do áudio (etapa essencial antes da publicação).
Este conteúdo foi amplamente adaptado para Linguagem Simples pela GRALHA, inteligência artificial desenvolvida por Marcia Ditzel Goulart.