Em seu artigo teórico, Diviricean (2018) informa que vários especialistas na área do Transtorno do Espectro do Autismo responderiam firmemente “sim” à questão “O autismo poderia representar o próximo estágio da evolução humana?”
Os defensores dessa ideia referem-se especificamente àqueles indivíduos que fazem parte do espectro, mas sem deficiência intelectual, embora não exista uma teoria bem definida e demonstrada para essa hipótese.
Muitas pessoas com autismo têm habilidades de memória excepcionais, alta acuidade em sentidos como visão, paladar e olfato, bem como um nível de compreensão altamente desenvolvido.
A incorporação de algumas dessas competências na sociedade teria desempenhado um papel vital no desenvolvimento geral da humanidade ao transmitir as descobertas feitas por essas pessoas às suas comunidades.
Essa lógica é sugerida em relatório antropológico publicado em 2016 na revista acadêmica ‘Tempo e Mente’ por Spikins, Wright e Hodgson, pesquisadores da Universidade de York.
Referência
DIVIRICEAN, M. Does autism represent the next stage of human evolution? Romanian Journal of Cognitive Behavioral Therapy and Hypnosis, v. 5, n. 1–2, p. 1–7, 2018.
A reprodução do presente conteúdo é livre mediante a citação do artigo mencionado a partir do Coletivo Autista da UFPB, favorecendo o acesso ao nosso website.