O efeito das rotinas de sono-vigília nos estados emocionais negativos e nos comportamentos agressivos em adultos com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) durante o surto de COVID-19

sábado, 13 de julho de 2024

Conforme Levante et al. (2022), a  interrupção da rotina pode estar relacionada à vivência de estados emocionais negativos e comportamentos agressivos em autistas. O confinamento devido à COVID-19 contribuiu para a perturbação das rotinas dos indivíduos, incluindo o ciclo sono-vigília. O presente estudo testou uma relação entre a adesão à rotina sono-vigília e comportamentos agressivos por meio do papel mediador de estados emocionais negativos (ansiedade e raiva).

Quarenta e três pais de adultos autistas preencheram um questionário online sobre a sua condição de vida durante o primeiro período de confinamento (abril-maio ​​de 2020). Análises preliminares mostraram uma piora nos comportamentos agressivos dos adultos durante o confinamento em comparação com antes desse período (Z = −3,130; p = 0,002). Nos modelos de mediação, a relação entre a adesão às rotinas de sono-vigília e os comportamentos agressivos foi significativa. Os modelos mostraram as relações mediadas hipotéticas entre a adesão às rotinas de sono-vigília, estados emocionais negativos e comportamentos agressivos (Modelo 1: F (1, 41) = 10,478, p < 0,001; Modelo 2: F (1, 41) = 9,826, p = 0,003).

Os resultados confirmaram o potencial papel protetor da adesão às rotinas de sono-vigília para o ajustamento emocional e comportamental de adultos com autismo. Foram discutidas as contribuições teóricas e práticas do estudo; de fato, os resultados podem colaborar para o aconselhamento dos pais, bem como para programas de intervenção para autistas, uma vez que a higiene adequada do sono pode contribuir para melhorias nos comportamentos de internalização/externalização.

Referência

LEVANTE, A. et al. The effect of sleep–wake routines on the negative emotional states and aggressive behaviors in adults with Autism Spectrum Disorders (ASD) during the COVID-19 outbreakInternational Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 9, p. 4957, 2022.

Notícias Relacionadas

Imagem decorativa do site