A seguir encontra-se parte do recurso licenciado (trechos do documento foram traduzidos com mínimas modificações para facilitar sua compreensão em português) que Lisa Morgan e Brenna Maddox (2023) elaboraram para ajudar atendentes que atuam com serviços relacionados a crises, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), a
[…] identificar e dar suporte a autistas que ligam/enviam mensagens de texto que estão em crise. Uma pessoa autista pode ou não revelar seu diagnóstico a um trabalhador do centro de crise ou mesmo estar ciente de que está no espectro do autismo, mas ainda precisa de suporte individualizado e específico. Este recurso inclui maneiras de identificar potenciais pessoas que ligam/enviam mensagens de texto que mostram traços e características autísticas, bem como maneiras de dar suporte a autistas em crise. O recurso também explica as diferenças únicas em comunicação, processos de pensamento, problemas sensoriais e mal-entendidos que trabalhadores de centros de crise podem encontrar ao ajudar autistas em crise (MORGAN; MADDOX, 2023, p. 1).
Identificação no momento de crise (MORGAN; MADDOX, 2023, p. 7):
Expressa dificuldades sensoriais (como com a visão, o som, o olfato e o tato)
Pode apresentar emoções opostas a estar em crise (como risada)
Apresenta dificuldade em identificar ou verbalizar emoções
Pode não saber como lidar ou o que fazer com as emoções
Apresenta pensamento e compreensão literais
Passou por inúmeros mal-entendidos/falhas de comunicação
Compartilha dificuldade ou incapacidade de fazer amigos e manter relacionamentos
Sente-se desconectado(a) e isolado(a) da sociedade
Apresenta perseverança (ruminação) em relação a pensamentos, situações ou circunstâncias
Apresenta padrões incomuns de fala relacionados a timbre, tonalidade, ritmo ou discurso que pode aparentar ‘robótico’
Apresenta tempo de resposta verbal ou de texto dependente da velocidade de processamento da informação
Pode apresentar ecolalia (repetindo palavras, sons e respostas)
Provimento de suporte no momento de crise (MORGAN; MADDOX, 2023, p. 7):
Faça perguntas claras e diretas (use menos palavras e vá diretamente ao ponto)
Dê tempo extra para a pessoa processar pensamentos e formular palavras
Ajude a mudar os pensamentos (pergunte sobre quaisquer interesses ou paixões)
Evite usar metáforas, nuances sociais, alegorias ou gírias
Interaja usando palavras lógicas (e não, palavras emocionais)
Explique como distrações estratégicas (ex.: ouvir música) podem ser úteis
Ajude a identificar distrações eficazes
Ajude a identificar uma lista de razões para viver
Facilite a elaboração de um plano de segurança, ajudando a fazer conexões com pessoas ou recursos
Referência
MORGAN, L.; MADDOX, B. Crisis supports for the autism community. Disponível em: https://www.autismcrisissupport.com/_files/ugd/e747a4_61056b2d41cc4ea5b9f053c21ce0fbce.pdf . Acesso em: 27 jul 2023.