Autoavaliação
📊 Apresentação
A autoavaliação é eixo permanente de melhoria contínua, transparência e prestação de contas. Utilizamos o Relatório da CPA (2024) e os painéis SIGMA para orientar decisões pedagógicas, de gestão e de apoio ao discente, em ciclo PDCA e alinhamento ao PDI/PPC.
🧭 1) Relatório da CPA (2024) — Principais achados
✅ Pontos fortes
- 📚 Organização do curso: 61,3% deram nota 5 e 25,8% nota 4.
- 🎓 TCC: apoio do orientador com 61,1% nota 5 e 22,2% nota 4; relação orientando–orientador com 50,0% nota 5 e 33,3% nota 4.
- 🏫 Infraestrutura (visão global): 54% nota 5 e 28% nota 4.
- 🧑💼 Gestão/coordenação/colegiados/NDE: avaliações majoritariamente em notas 4 e 5.
⚠️ Pontos a melhorar
- 🌐 Conectividade e TIC: heterogeneidade nas respostas; reforço em internet e laboratórios especializados.
- 🌍 Internacionalização e estágios: ampliar oportunidades e convênios para prática formativa.
- 🧩 Acolhimento e permanência: fortalecer monitoria, nivelamento e apoio psicopedagógico.
- 🔎 Fatores de evasão apontados: motivos socioeconômicos, mudança de curso e ajuste de expectativas.
Os relatório completo pode ser encontrado aqui.
📈 2) SIGMA — Principais achados
✅ Pontos fortes
- 🏆 NPS (2024.2): 47,5% — maior NPS do CCSA e 9º maior da UFPB.
- ⭐ Recomendação do curso (série histórica): 9,58 (2022.1), 7,41 (2024.1) e 8,26 (2024.2).
⚠️ Pontos a melhorar
- 📚 Disciplinas com maiores reprovações/trancamentos:
- Cálculo I — 40,52% reprovação e 20,26% trancamento.
- Cálculo Vetorial e Geometria Analítica — 40,15% reprovação e 13,64% trancamento.
- Introdução à Álgebra Linear — 20,37% reprovação e 25,93% trancamento.
- Cálculo II — 17,19% reprovação e 35,94% trancamento.
- 🧭 Risco de evasão: painéis indicam perfis/semestres que demandam intervenção acadêmica e socioeconômica precoce.
📈 3) SARA — Principais achados
O SARA (Sistema de Avaliação do Relacionamento do Aluno com o Curso) disponibiliza um acompanhamento da avaliação do curso pelo discente.
Além disso, um sumário executivo dos resultados da nova versão do SARA foi elaborado para o curso pelo Núcleo De Análise de Dados e Desempenho e pelo Laboratório de Estudos e Análise de Dados.
🧩 Encaminhamento institucional
Estes resultados de CPA e SIGMA foram a base para a formulação do Plano de Ação 2025–2027 da Coordenação , aprovado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE). Entre as metas: manter a evasão < 5% por semestre, elevar a satisfação (notas 4–5) para ≥ 85%, publicar relatórios semestrais e atacar as disciplinas críticas com monitoria, nivelamento e ajustes metodológicos.
Os relatórios da CPA para 2025 e 2026 foram disponibilizados em novembro de 2025 e por isso ainda não foram incorporados ao plano de ação, feito em outubro de 2025.
