Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 23 de setembro: Dia Mundial de Combate ao Estresse

23 de setembro: Dia Mundial de Combate ao Estresse

publicado: 23/09/2020 15h07, última modificação: 23/09/2020 15h07

Há mais de seis meses de convívio com a situação de pandemia do coronavírus no Brasil, ainda é difícil definir como ficou a saúde mental dos brasileiros. Em meio a esse cenário desafiador para a mente da população global, o Dia Mundial de Combate ao Estresse, comemorado em 23 de setembro, nunca foi tão relevante.

Na atual situação de pandemia da COVID-19, provocada pelo vírus SARSCoV-2, é comum ter sentimentos e emoções negativas, como medo, tristeza, raiva e solidão, além de ansiedade e estresse.

O excesso de notícias sobre a pandemia, a mudança de rotina, o distanciamento físico, e as consequências econômicas, sociais e políticas relativas a esse novo cenário podem aumentar ou prolongar esse desconforto emocional. Dar conta desses desafios atuais pode não ser uma tarefa fácil para todos.

Podemos sentir que estamos sobrecarregados, especialmente quando pensamos ou sentimos que:

• não conseguimos fazer as coisas do nosso jeito;

• não temos capacidade para lidar com os desafios;

• não contamos com o apoio necessário de pessoas que são, para nós, importantes.

A Psicologia acumulou um sólido conjunto de conhecimentos sobre como reagimos ao estresse e sobre como podemos lidar com essas situações difíceis. Esse conhecimento e as recomendações feitas por instituições científicas e oficiais, como a Organização Mundial da Saúde, embasaram a Cartilha para enfrentamento do estresse em tempos de pandemia .

De outro lado, encontramos os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19, diante de uma realidade de hospitais lotados, sobrecarga de trabalho, o medo da contaminação pelo novo coronavírus, o convívio diário com a morte. Além da pandemia, eles também precisam lutar contra a exaustão física e o esgotamento emocional.

Pensando nisso, foi lançado o e-book Estresse Ocupacional nos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), do Departamento de Enfermagem (DEnf) e do Laboratório de Pesquisa em Saúde e Enfermagem no Cuidado às Pessoas em Condições Agudas e Crônicas (Lapac).

A publicação tem como objetivo ajudar a identificar as causas e propor estratégias para enfrentar o estresse ao qual estão submetidos médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais da saúde que trabalham diretamente no combate ao novo coronavírus.

Fonte: Weide, J. N., Vicentini, E. C. C., Araujo, M. F., Machado,W. L., & Enumo, S. R. F. (2020). Cartilha para enfrentamento do estresse em tempos de pandemia. Porto Alegre: PUCRS/ Campinas: PUC-Campinas. Trabalho gráfico : Gustavo Farinaro Costa.