Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 30 de março: Dia Mundial do Transtorno Bipolar
conteúdo

Notícias

30 de março: Dia Mundial do Transtorno Bipolar

publicado: 29/03/2021 18h58, última modificação: 29/03/2021 18h58

O dia 30 de março foi escolhido em todo o globo como a ocasião oportuna para educar e sensibilizar a população sobre os riscos que essa doença representa, não apenas para o portador como para a saúde pública. O objetivo dessa data é chamar a atenção de todo o mundo para os efeitos dos transtornos bipolares sobre a qualidade de vida e o convívio social do paciente. Tão importante quanto levar informação sobre como lidar com esse distúrbio é trabalhar medidas educativas para eliminar o estigma social a ele associado. Tudo isso em caráter mundial.

O Transtorno Bipolar é uma doença, um transtorno mental com causas biológicas, neuroquímicas e psicossociais em que existe uma alteração do humor, onde a pessoa apresenta uma alternância de períodos de depressão com períodos de euforia (mania ou hipomania).

Você sabia que…

  • O Transtorno Bipolar afeta cerca de 140 milhões de pessoas no mundo.
  • O fator genético contribui para o surgimento do Transtorno Bipolar, mas filhos de pais com o transtorno podem não apresentar a doença apesar de carregarem os genes.
  • O Transtorno Bipolar aparece quase sempre antes dos 30 anos, com mais frequência entre 18 e 25 anos.
  • 50% dos portadores da doença tentam o suicídio pelo menos uma vez na vida e 15% realmente se suicidam.
  • Atualmente, as pessoas levam em média 10 anos para serem diagnosticados com transtorno bipolar. O desconhecimento, o preconceito e a autoestigmatização sobre esse transtorno do humor são os principais motivos que levam à demora.

 

 De acordo com a Associação Psiquiátrica Americana, existem diferentes tipos de Transtorno Bipolar: Transtorno Bipolar Tipo I, Transtorno Bipolar Tipo II, Transtorno Ciclotímico, Transtorno Bipolar como consequência de outras doenças ou induzida pelo uso de diversas substâncias.

O Transtorno Bipolar Tipo I diferencia-se do de Transtorno Bipolar Tipo II pela presença de algum episódio anterior de mania. No Transtorno Ciclotímico, há vários períodos de sintomas hipomaníacos e inúmeros períodos de sintomas depressivos. O Transtorno Bipolar tipo II é diferente do Transtorno Ciclotímico pela presença de um ou mais episódios depressivos. Quando ocorre um episódio depressivo maior após os dois primeiros anos de Transtorno Ciclotímico, é estabelecido o diagnóstico adicional de Transtorno Bipolar tipo II.

 Para maiores informações, a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivo (ABRATA) elaborou alguns materiais informativos:

cartilha 1 TBPCartilha 2 TBP
Fonte: ABRATA