Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Coronavírus: mais um motivo para você parar de fumar
conteúdo

Notícias

Coronavírus: mais um motivo para você parar de fumar

publicado: 29/08/2020 08h28, última modificação: 29/08/2020 08h28

Criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Esta foi a primeira legislação em âmbito federal relacionada à regulamentação do tabagismo no Brasil.

 

Em 2020, acredita-se ser de grande importância continuar a trabalhar o tema TABAGISMO E CORONAVÍRUS (COVID-19), alertando a população brasileira sobre o uso de produtos fumígenos como fator de risco para transmissão do coronavírus e para o desenvolvimento de formas mais graves de Covid-19, principalmente no momento de retorno gradual a atividades cotidianas

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Nos mercados nacional e internacional, há uma variedade de itens derivados de tabaco que podem ser usados de várias formas: fumado, inalado, aspirado, mascado ou absorvido pela mucosa oral. Todos contêm nicotina, causam dependência e aumentam o risco de contrair doenças crônicas não transmissíveis (DNCT). No Brasil, a forma predominante do uso do tabaco é o fumado.

O tabagismo constitui fator de risco para o desenvolvimento dos seguintes tipos de câncer: bexiga; pâncreas; fígado; colo do útero; ovários; esôfago; rins; ureter; laringe; traqueia, brônquios e pulmões; boca e cavidade oral; faringe; cavidade nasal e seios nasais; estômago, cólon e reto (intestino) e leucemia mieloide aguda.

A gestão e a governança do controle do tabagismo no Brasil vêm sendo articuladas pelo Ministério da Saúde por meio do INCA, o que inclui um conjunto de ações nacionais que compõem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). Uma das estratégias essenciais tem sido a formação de rede de parcerias com representações das secretarias estaduais e municipais de saúde e de educação, que junto com o INCA/Ministério da Saúde desenvolvem atividades de coordenação/gerência operacional e técnica do Programa.

 

Confira abaixo para saber quem é o coordenador e se informe sobre os locais e horários de atendimento do Programa, bem como sobre os locais que oferecem tratamento do tabagismo em seu estado.

Núcleo de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis
Endereço: Av. Dom Pedro II, 1826 – Torre / CEP: 58040-440 / João Pessoa - PB
Coordenadora: Gerlane Carvalho de Oliveira / Coordenadora Substituta: Vanja Raquel Vasconcelos de Sousa Lemos
Telefones: (83) 3211-9020 / (83) 3211-9078
E-mail: dants.estadopb@gmail.com
Horário de atendimento: 8h às 12h / 13h30 às 16h30