Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Dia Mundial da Saúde Mental 2020: "Ação pela saúde mental: vamos investir"
conteúdo

Notícias

Dia Mundial da Saúde Mental 2020: "Ação pela saúde mental: vamos investir"

publicado: 09/10/2020 07h51, última modificação: 09/10/2020 07h51

O Dia Mundial da Saúde Mental deste ano, 10 de outubro, é celebrado em um momento em que nossas vidas diárias foram significativamente alteradas como consequência da pandemia de Covid-19. A campanha deste ano tem como objetivo aumentar os investimentos em favor da saúde mental. O lema é "Ação pela saúde mental: vamos investir".

Os últimos meses trouxeram muitos desafios: para os profissionais de saúde, que prestam seus serviços em circunstâncias difíceis e vão trabalhar com medo de levar a Covid-19 para casa; aos alunos, que tiveram que se adaptar às aulas à distância, com pouco contato com professores e colegas e preocupados com o futuro; aos trabalhadores, cujos meios de subsistência estão ameaçados; ao grande número de pessoas presas na pobreza ou em ambientes humanitários frágeis com pouca proteção contra a Covid-19; e para pessoas com condições de saúde mental, muitas das quais estão ainda mais isoladas socialmente do que antes. Sem falar em como lidar a dor de perder um ente querido, às vezes sem poder se despedir.

As consequências econômicas da pandemia já estão sendo sentidas em todos os lugares, à medida que as empresas demitem funcionários na tentativa de salvar os negócios ou são forçadas a fechar totalmente.

Com base em emergências anteriores, espera-se que as necessidades de saúde mental e apoio psicossocial aumentem significativamente nos próximos meses e anos. Investir em programas nacionais e internacionais de saúde mental, que há anos não recebem recursos, é mais importante do que nunca.

Por isso, a campanha do Dia Mundial da Saúde Mental deste ano tem como objetivo aumentar os investimentos em favor da saúde mental.

Neste dia, a Organização Mundial de Saúde organizará pela primeira vez um evento global virtual de conscientização sobre saúde mental. Neste Grande Evento, estarão ao lado do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, líderes mundiais, especialistas em saúde mental e celebridades convidadas para explicar o que podemos fazer para melhorar nossa saúde mental e contribuir para que todas as pessoas que precisam de atenção à saúde mental de qualidade tenha acesso a estes serviços.

Pouco antes do Dia Mundial da Saúde Mental e do Grande Evento, todas e todos são convidados a participarem da campanha, compartilhar mensagens, criar posts para mostrar que você investe em sua própria saúde mental e fazer perguntas a convidados especiais.

Siga as contas da OMS no FacebookInstagramTwitter e Tik-Tok  para se manter informado(a).

Marcha de 24 horas pela saúde mental

Um dia antes, em 9 de outubro, ativistas de saúde mental de todo o mundo participarão de uma marcha pela saúde mental organizada pela ONG United for Global Mental Health. Durante 24 horas, intervenções de especialistas, depoimentos de pessoas que viveram experiências semelhantes e mensagens de personalidades influentes de todo o mundo serão transmitidas ao vivo no Facebook. Ouça e inspire-se com a dedicação de ativistas da sociedade civil de 19 países que visam aumentar a conscientização sobre questões de saúde mental, acabar com o estigma e impulsionar investimentos.

Fonte: OPAS/OMS