Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > JUNTOS, VAMOS VENCER A SEPSE!
conteúdo

Notícias

JUNTOS, VAMOS VENCER A SEPSE!

publicado: 14/09/2020 08h28, última modificação: 14/09/2020 08h39

O Dia Mundial da Sepse ocorre no dia 13 de setembro. No Brasil, a campanha é coordenada pelo Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS).

A sepse, antigamente conhecida como infecção generalizada, é a reação não adequada do organismo a uma infecção, prejudicando o funcionamento de alguns órgãos e comprometendo a saúde, podendo ser fatal. Trata-se da maior causa de morte evitável, que infelizmente leva à morte cerca de 11 milhões de pessoas no mundo, todos os anos.

A maioria das infecções pode causar sepse, entre elas as infecções comuns, como pneumonias, infecções urinárias, infecções abdominais, infecções na pele, em feridas ou meningite. Ao contrário do que se acredita, grande parte dos casos de sepse ocorre em pacientes com infecções adquiridas fora do ambiente hospitalar.

Quais são os sinais de alerta para sepse?

sinais de sepse

 

O que devo fazer quando apresentar algum desses sinais?

Ao apresentar algum desses sinais de gravidade, você deve procurar imediatamente um serviço de saúde. Quando a sepse é reconhecida de maneira rápida e bem tratada as chances de sobreviver são muito melhores! A automedicação não é recomendada, pois pode mascarar os sinais, retardando o reconhecimento e início do tratamento adequado.

Quais são as pessoas com maiores chances de ter sepse?

Qualquer um pode ter sepse, mas pessoas com o sistema imunológico enfraquecido estão especialmente em risco. Isso inclui adultos com mais de 60 anos, crianças pequenas com menos de 1 ano, pessoas com doenças crônicas do pulmão, fígado ou coração, diabéticos, insuficiência renal, câncer, AIDS ou qualquer doença que diminua as defesas do organismo.

Como a sepse pode ser prevenida?

  • HIGIENE DAS MÃOS
  • SANEAMENTO BÁSICO
  • VACINAÇÃO
  • CONSCIENTIZAÇÃO POPULAÇÃO E PROFISSIONAIS DE SAÚDE
  • PREVENÇÃO DE INFECÇÕES ADQUIRIDAS EM HOSPITAIS

 

Como é feito o tratamento?

Os passos principais para o tratamento são coleta de exames, administração de soro (em alguns casos) e administração de antibióticos que devem ser feitos, idealmente, na primeira hora de atendimento. Frequentemente, é necessário que o paciente seja internado para realizar o tratamento hospitalar.