Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Março lilás: Mês de combate ao câncer de colo do útero

Março lilás: Mês de combate ao câncer de colo do útero

publicado: 11/03/2024 09h05, última modificação: 11/03/2024 10h06

MARÇO LILÁS: SAÚDE FEMININA E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. A campanha Março Lilás tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o número estimado de casos novos do câncer do colo do útero para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 17.010, correspondendo ao um risco estimado de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.

Apoiando essa campanha, o Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS) em parceria com a Pró- Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE), a Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST/PROGEP) e o Centro Profissional Tecnológico - Escola Técnica de Saúde (CPT- ETS), lançaram essa ação de saúde para proporcionar à comunidade universitária, um mês de informações e acesso ao exame preventivo (papanicolau), considerado a principal estratégia para detectar lesões precursoras ou fazer o diagnóstico precoce da doença.

O QUE É CÂNCER DE COLO DO ÚTERO?

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano - HPV.

NÚMEROS

Excetuando-se o câncer de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e colorretal).

O QUE AUMENTA O RISCO?

Múltiplos parceiros Sexuais Tabagismo Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais

COMO PREVENIR O CÂNCER DO COLO DO ÚTERO?

A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV). A transmissão da infecção ocorre por via sexual, consequentemente, o uso de preservativos (camisinha masculina ou feminina) durante a relação sexual protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal.

Vacinação contra o HPV

O Ministério da Saúde já implementou no calendário de imunização a vacina tetravalente contra o HPV, que pode ser aplicada em meninas e meninos de 9 a 14 anos. Essa vacina protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Os dois primeiros causam verrugas genitais, e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero A vacinação e a realização do exame preventivo ginecológico (Papanicolaou) se complementam como ações de prevenção desse tipo de câncer.

SINAIS E SINTOMAS

O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas na fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

TRATAMENTO

Entre os tratamentos para o câncer do colo do útero estão a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia.

NÃO FIQUE DE FORA DESSA CAMPANHA!!!

Durante todo o mês de março, o CRAS realizará coleta de exame preventivo (papanicolau) para todas as mulheres da comunidade universitária. O agendamento deverá ser realizado na recepção do CRAS Clínico.

A abertura oficial da Campanha aconteceu na manhã do dia 06/03/2024, na unidade do CRAS Clínico, com a participação do Diretor do Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS), Isaías Araújo de Souza, a Coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão  do CRAS, a enfermeira Luciana Gomes Furtado Nogueira, a Vice-coordenadora de Enfermagem do CRAS, Cláudia Patrícia; o Pró-Reitor de Assistência Estudantil (PRAPE), Igor Araújo Alves; o Enfermeiro da Divisão de Qualidade de Vida e Saúde (DQVS/CQVSST/PROGEP), Lourival Gomes; e as docentes Fernanda Chianca e Kalina Coeli, representando o Centro Profissional Tecnológico (CPT/ETS).

FOTO ABERTURA 1

No período da tarde, tivemos a participação da Enfermeira do CRAS, Léa Reul, realizando a coleta do exame preventivo (papanicolau) com a primeira usuária discente agendada para o turno da tarde, recebendo um mimo em alusão ao dia da mulher e um folder educativo sobre o câncer de colo de útero.

FOTO ABERTURA 3