Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB abre a temporada de 2016 com grande concerto

OSUFPB abre a temporada de 2016 com grande concerto

publicado: 23/05/2016 10h44, última modificação: 14/06/2016 00h56

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) reinicia suas atividades nesta sexta-feira (18), às 20h, realizando concerto inaugural da temporada 2016. O evento será realizado na Sala Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da UFPB. A entrada é gratuita.

A retomada das atividades da OSUFPB será na sua formação “Cordas”, quando executará obras de W. A. Mozart, Leos Janacek e do compositor brasileiro Arthur Barbosa. Formada por músicos de reconhecida qualidade na sua performance, a Orquestra Sinfônica da UFPB é um instrumento cultural da instituição, que desde o ano de 2013 tem lotado semanalmente a Sala de Concertos Radegundis Feitosa.

A Sala de Concertos

A Sala de Concertos Radegundis Feitosa é o espaço coordenado pelo LAMUSI – Laboratório de Música Aplicada, ligado ao Departamento de Música da UFPB e coordenado pelo professor do DEMUS Leonardo Meira. Possui trezentos lugares e está localizada na entrada do Campus I da instituição, em João Pessoa.

A Orquestra

A OSUFPB foi criada em 2013 com o objetivo de fortalecer o movimento sinfônico da Paraíba, formar plateia e dar escoamento à produção do Departamento de Música da UFPB. Também subordinada administrativamente ao LAMUSI, a Orquestra tem o violista e professor do DEMUS Ulisses Silva como coordenador, contando com onze músicos fixos e outros que são convidados para apresentações que exijam uma formação mais ampla.

Para atender a seus fins pedagógicos, a OSUFPB pode se apresentar em formações variadas, como Cordas, Metais, Percussão, Sopros etc. O objetivo é levar ao público diferentes possibilidades sonoras dentro do mundo sinfônico, levando-o a conhecer mais profundamente as características de cada naipe dentro da orquestra.

A OSUFPB está em plena ascensão, uma vez que é objetivo de sua coordenação fazer com que chegue à sua formação completa com músicos fixos, contratados exclusivamente para servir aos fins a que se destina, o que já é realidade com os onze músicos de cordas contratados. A orquestra pertence ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da instituição.

Programa do concerto:

Arthur Barbosa (1965):

Toada e Desafio

W. A. Mozart (1753-1791):

Serenata no. 13 em Sol maior, K. 525 “Eine Kleine Nachtmusik”

1.  Allegro

2.  Romance: Andante

3.  Menuetto: Allegretto

4.  Vivace

L. Janacek (1854-1928):

Suíte para orquestra de cordas, JW 6/2

1.  Moderato

2.  Adagio

3.  Andante con moto

4.  Presto

5.  Adagio

6.  Andante

Mais informações pelo telefone (83) 3216-7143.