Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > GEEF TAMBÉM PARTICIPA DO VI CELLIJ
conteúdo

Notícias

GEEF TAMBÉM PARTICIPA DO VI CELLIJ

publicado: 05/11/2020 13h08, última modificação: 05/11/2020 13h08

Já no fim de outubro, nos dias 26 a 30, ocorreu mais um evento em que membros do GEEF se fizeram presentes. Dessa vez, foi o Congresso Internacional de de Literatura infantil e Juvenil promovido pela UNESP. O evento teve como homenageado o autor Ricardo Azevedo e buscou discutir as mudanças ocorridas na literatura infantil, bem como também refletir sobre a crise instaurada na educação e, claro, na literatura infantil, como fica claro em seu texto de apresentação:

Dentro desse cenário heterogêneo e marcado por uma grande liberdade de criação, as obras mais recentes trazem inovações tanto no que diz respeito à sua forma desse cenário heterogêneo e marcado por uma grande liberdade de criação, as obras mais recentes trazem inovações tanto no que diz respeito à sua forma quanto às temáticas e às questões abordadas. Diante desse contexto, o Congresso do CELLIJ de 2020, em sua programação, dialoga com o tradicional e com o novo, em meio a uma crise instaurada, seja na censura ou no cancelamento de políticas públicas de leitura. Nesse cenário, o Congresso pensa, principalmente na capacidade de autores, editoras e ilustradores de reinventar a partir desse contexto político e cultural.

Nesse evento, a professora Girlene Marques Formiga e a aluna Hellen Jacqueline Dantas, membras do GEEF, apresentaram um trabalho chamado A adolescência revisitada: uma leitura do conto "Frederico paciência", de Mário de Andrade. 

As membras Maria Betânia Peixoto Monteiro da Rocha, Cristina Rothier Duarte, Alessandra Gomes Coutinho Ferreira e Girlene Marques Formiga apresentaram os trabalhos Entrelaços da formação docente: o leitor de leitura literária como sede de interesse e Temas sensíveis na sala de aula: a experiência estética como proposta de leitura literária.

A professora Renata Junqueira de Souza junto à Raquel Sousa da Silva apresentou o trabalho Percepção do leitor poético por meio de parte da obra de Cecília Meireles

Nas fotos, alguns registros do que ocorreu no evento. Para ver mais do que aconteceu no CELLIJ é só vir aqui: http://www2.fct.unesp.br/congresso/cellij/vicilij/index.html#sobre.