Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Colóquio de Estagio Supervisionado da UFPB

Colóquio de Estagio Supervisionado da UFPB

por mateus publicado 12/08/2016 14h41, última modificação 27/08/2017 19h29

Como o Colóquio chega ao GEEF – uma breve apresentação

Após cinco edições desse Colóquio, algumas palavras precisam ser reafirmadas para relembrar a importância desse evento que hoje se realiza, em sua sexta edição. Sobretudo, como nasceu e surgiu a ideia de pensarmos uma forma de falar sobre o Estágio Supervisionado na Licenciatura, particularmente, naquele momento, no curso de Letras.

Todavia, um breve retorno ao tempo se faz necessário para entender a origem desse evento e os impactos que tem causado na percepção do que é o estágio na universidade e nas escolas. Assim, vale lembrar que tudo começa com a constituição de uma comissão para discutir e coordenar o estágio supervisionado em Letras no ano de 2012, formada pelas professoras Daniela Segabinazi, Josete Marinho e Socorro Claudia Tavares de Sousa. A partir daquele ano inicia uma série de atividades e ações para organizar o estágio na licenciatura em Letras, que vão desde elaboração de documentos legais; reuniões com professores e alunos do estágio do curso de Letras; estudos e pesquisas sobre o estágio nas licenciaturas nas instituições de ensino superior; aproximações com as escolas por meio de visitas e acompanhamento aos estagiários; publicação de artigo e participação e eventos sobre a temática etc.

Em 2015, ainda diante das dificuldade e inquietações que os estudos e as experiências com o estágio supervisionado proporcionavam aos professores orientadores, professores supervisores, estagiários e a comissão, provenientes talvez da incompreensão do lugar do Estágio Supervisionado na formação de professores, surge a ideia da criação deste Colóquio. Desde então, o objetivo principal foi e continua a ser, a valorização do estágio supervisionado como componente curricular fundamental para a formação inicial de professores e a aproximação com as escolas campo, sobretudo, o diálogo e parceria com os docentes/supervisores que recebem nossos alunos estagiários.

Assim, desde a primeira edição sempre foram propostos sub-temas que envolvessem discussões sobre os sujeitos, as práticas, as experiências e a profissionalização docente no âmbito escolar e no ensino superior, laço este que tem permeado todas as edições do evento, principalmente porque há uma compreensão de que os espaços da escola e da universidade se conectam e se entrecruzam para constituir a formação do/a professor/a.

Chegando a esta edição, mudanças necessárias se fizeram. Entre elas a coordenação do evento que passa para este grupo de pesquisa - “Estágio, ensino e formação docente”-, numa perspectiva de manter e ampliar o debate sobre a valorização do estágio nas licenciaturas e sobre todas as dimensões que envolvem o componente curricular Estágio Supervisionado (acima de tudo, os principais sujeitos: professor orientador, professor supervisor, estagiário e alunos da escola).

E, a partir de agora – 2017 – passamos ao Colóquio na sua versão anual. Contamos com sua presença e sugestões!