Publicações
Livros
TAVARES, Márcia; SEGABINAZI, Daniela; SOUZA, Renata Junqueira. Modos e meios de ler a literatura infantil e juvenil contemporânea. Campina Grande: EDUFCG, 2021.
SEGABINAZI, Daniela Maria; SILVEIRA, Maria Claurênia Abreu de Andrade; FORMIGA, Girlene Marques. Português linguagens: o ensino da literatura no livro didático. João Pessoa: Editora IFPB, 2021.
ASSIS, Lenilton Francisco de; JÚNIOR, Francisco Cláudio Soares. Ensino e pesquisa na educação geográfica [recurso eletrônico]. Natal, RN: EDUFRN, 2018.
SEGABINAZI, Daniela Maria; FRANCELINO, Pedro Farias. Língua, literatura e ensino: concepções, diálogos e convergências. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.
SEGABINAZI, Daniela Maria. Educação literária e docência: desafios para o século XXI. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.
Capítulo de Livros
DOS SANTOS, A. F. N; MARIANO, L. C; DOS SANTOS, S. A; BRITO, R. M. A. Aprendizados do estágio não obrigatório na educação infantil. In: SILVA, T. T; BRITO, R. M. A; LIMA, R. C. (Orgs.). Diálogos na educação infantil: entre relatos, reflexões e experiências. João Pessoa: Editora UFPB, 2021.
SILVEIRA, Maria Claurênia Abreu de Andrade. Um contador de histórias na sala de aula. In: MELO NETO, José Francisco de.(org). Universidade Popular - extensão, ensino e pesquisa. João Pessoa: Editora do CCTA, 2017. Coleção NUPLAR, v. 35.
DUARTE, CRISTINA; SILVA, M. M. P. ; DANTAS, M. B. S. ; MAGALHAES, M. C. D. . Novas tecnologias da comunicação como ferramenta educacional: Facebook, Skype e blog no ensino interdisciplinar da literatura.. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). Interfaces entre Literatura, Língua e Sequência Didática. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2018, v. 46, p. 193-207.
MOREIRA, Alan Leite. O ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE: DIFICULDADES E PROPOSTAS. In: Políticas Públicas da Educação Superior: Gestão, Avaliação e Financiamento, Editora UFPB, 2018, p. 45-70
MARTINS, Ilson Ferreira; ANDREATTA, Elaine Pereira. Entre gritos e silenciamentos: opressão e violência na prosa de Mia Couto. In: SANTOS, José Benedito dos; OLIVEIRA, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de; AZEVEDO, Kenedi Santos; ANDREATRA, Elaine Fereira; LOURO; Francisca de Lourdes Souza, (org.). Múltiplos olhares sobre a literatura. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018.
BARBOSA, Jéssica Laiane Pereira; ANDREATTA, Elaine Pereira. A literatura infantil contemporânea: a leitura da palavra e da imagem. In: SANTOS, José Benedito dos; OLIVEIRA, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de; AZEVEDO, Kenedi Santos; ANDREATRA, Elaine Fereira; LOURO; Francisca de Lourdes Souza, (org.). Múltiplos olhares sobre a literatura. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018.
MONTEIRO, Yama Talita Passos; ANDREATTA, Elaine Pereira. Dizer, não dizer e desdizer: imagens femininas em couto e chichorro. In: SANTOS, José Benedito dos; OLIVEIRA, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de; AZEVEDO, Kenedi Santos; ANDREATRA, Elaine Fereira; LOURO; Francisca de Lourdes Souza, (org.). Múltiplos olhares sobre a literatura. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018.
SILVA, Ana Paula Serafim Marques da; SILVA, Raquel Sousa da; BRITO, Suelen Oliveira de. Educação literária: infância, mediação e práticas escolares. In: SEGABINAZI, Daniela Maria; SOUZA, Renata Junqueira de; GIROTTO, Cyntia Gaziella Guizellim Simões (Org.). "A primeira só": do tradicional ao contemporâneo nos contos de fadas. Tubarão, SC: Copiart, 2018.
SOUZA, Irany André Lima de; SOUZA, Nadilza Maria de Farias; LUCENA, Siomara Regina Cavalcante de. Educação literária: infância, mediação e práticas escolares. In: SEGABINAZI, Daniela Maria; SOUZA, Renata Junqueira de; GIROTTO, Cyntia Gaziella Guizellim Simões (Org.). Estratégias de leitura com a narrativa "Tchau": experiência em um círculo de leitura. Tubarão, SC: Copiart, 2018.
DUARTE, Cristina Rothier; MACÊDO, Jennefer Alves; OLIVEIRA, Valnikson Viana de. Educação literária: infância, mediação e práticas escolares. In: SEGABINAZI, Daniela Maria; SOUZA, Renata Junqueira de; GIROTTO, Cyntia Gaziella Guizellim Simões (Org.). Descortinando o texto dramático infantil em sala de aula: uma proposta de leitura literária para os anos finais do ensino fundamental. Tubarão, SC: Copiart, 2018.
SILVA, Camyle de Araújo; BARBOSA, Jaine de Sousa; SILVEIRA, Maria Claurênia Abreu de. Educação literária: infância, mediação e práticas escolares. In: SEGABINAZI, Daniela Maria; SOUZA, Renata Junqueira de; GIROTTO, Cyntia Gaziella Guizellim Simões (Org.). Estratégias de leitura - uma conexão com a literatura infantil. Tubarão, SC: Copiart, 2018.
SEGABINAZI, Daniela Maria; SOUZA, Renata Junqueira de; SILVA, Raquel Sousa da. Literatura de recepção infantil e juvenil: modos de emancipar. In: GRAZIOLI, Fabiano Tadeu; COENGA, Rosemar Eurico (Org.). A poesia infantil e juvenil de Cecília Meireles no livro Didático: constatações e proposições para o ensino de literatura. Erechim, RS: Habilis Press, 2018.
SEGABINAZI, Daniela Maria; MACÊDO, Jhennefer Alves; LIMA, Joaes Cabral de. Políticas Públicas na Educação Brasileira: ensino aprendizagem português e matemática. In: OLIVEIRA, Antonella Carvalho de (Org.). Literatura no Ensino Fundamental: práticas metodológicas no contexto da sala de aula. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2018.
SEGABINAZI, Daniela Maria; SILVA, Raquel Sousa da. Leitura literária na escola: os projetos de leitura. In: PEREIRA, Danglei de Castro (Org.). Nas linhas de Ariadne: Literatura e ensino em debate. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
SILVEIRA, Maria Claurênia Abreu de Andrade. Contar/ouvir histórias: corpo e voz - performance. In: MELLO, Beliza Áurea de Arruda (Org.). Circularidade das vozes e escrituras. João Pessoa: Editora da UFPB, 2017.
MOREIRA, Alan Leite; PONTES, Ana Paula Furtado Soares. O estágio de estudantes de Pedagogia: a experiência para além da sala de aula. Capítulo IV, p. 56-68. In: AGUIAR, Márcia Angela da Silva; PACHECO, José Augusto de Brito; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi (Org.). Currículo, Formação e Trabalho Docente. Série 5 [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, 2017.
SILVEIRA, Maria Claurênia Abreu de Andrade. Escola e contação de histórias: interação da comunidade com a sala de aula. In: CARREGA, Jorge Manuel Neves; FECHINE, Ingrid. Perspectivas Luso-brasileiras em Artes e Comunicação. Vol. 1: Cinema e outras Artes, 2016.
SANTOS, Luciane Alves; PAULINO, Maria José. Em busca das memórias: proposta de trabalho a partir da leitura do texto literário. In: SANTOS, Luciane Alves; MELO, Carlos Augusto de (Orgs.). Letramento literário e formação do leitor: desafios e perspectivas do Profletras. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.
SEGABINAZI, Daniela Maria. Literatura nas aulas de língua portuguesa? Onde está o texto literário no ensino fundamental e médio? In: SEGABINAZI, Daniela Maria; FRANCELINO, Pedro Farias. Língua, literatura e ensino: concepções, diálogos e convergências. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.
LUCENA, Josete Marinho de. Ensino de Língua Portuguesa (LP) na Educação Básica: o desafio de formar aluno leitor e produtor de texto. In: SEGABINAZI, Daniela Maria; FRANCELINO, Pedro Farias. Língua, literatura e ensino: concepções, diálogos e convergências. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.
ANDREATTA, Elaine Pereira et al. Multimodalidade e relações intertextuais: desenvolvendo multiletramentos. In: SEGABINAZI, Daniela Maria; FRANCELINO, Pedro Farias. Língua, literatura e ensino: concepções, diálogos e convergências. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.
SEGABINAZI, Daniela Maria. Aula de Literatura: o imaginário coletivo sobre minorias e gêneros nas obras de ficção e nas leituras dos leitores. In: BARBOSA, Socorro de Fátima Pacifico (Org.). Ensinar Literatura através de projetos didáticos e de temas caracterizadores. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.
Artigos em Periódicos
MORAES, I. da S; SEGABINAZI, D. M. A literatura em todo lugar: contando histórias por meios digitais. Revelli - Revista de Educação, Linguagem e Literatura, v. 13, p. 1-19, 2021.
DOS SANTOS, S. de A; SEGABINAZI, D. M. Leitura literária na escola: a formação das crianças leitoras sob o viés da prática docente. Revista Temas em Educação, v. 30, n. 3, p. 61–80, 2021.
ANDREATTA, E. P. Fake news em tempos de pandemia: a urgência de novos multiletramentos na cultura digital. Calidoscópio, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 88–103, 2021.
DE ALMEIDA, Beatriz Pereira; SEGABINAZI, Daniela Maria. REFLEXOS DE SI MESMO: A MATERIALIDADE DO LIVRO PINÓQUIO: O LIVRO DAS PEQUENAS VERDADES. Revista Leia Escola, [S.l.], v. 21, n. 1, p. 142-160, ago. 2021.
SILVA, Severino Rodrigues da; LOTTERMANN, Clarice. RABISCANDO SENTIDOS NO LIVRO ILUSTRADO PARA JOVENS: ANÁLISE DA OBRA RABISCOS, DE LUÍS DILL E FERNANDO VILELA. Revista Leia Escola, [S.l.], v. 21, n. 1, p. 113-127, ago. 2021.
ALBUQUERQUE, Lays Lins; MORAES, Isaque da Silva. Cultura literária na escola: experiências no espaço digital. Revista Chispas Lliterárias, ed. 2 (2020).
DUARTE, Cristina Rothier; ROCHA, Maria Betânia Peixoto Monteiro da; FORMIGA, Girlene Marques. O leitor como foco do ensino de literatura: uma proposta de leitura a partir de “A infinita fiandeira”, de Mia Couto. Revista Principia, n. 49 (2020).
DUARTE, Cristina Rothier; SEGABINAZI, Daniela Maria. O papel dos paratextos na estratégia de leitura em Grande livros dos medos, de Emily Gravett. Revista de Letras, v. 22, n 37 (2020).
DUARTE, Cristina Rothier; FORMIGA, Girlene Marques. O universo infantil de Clarice Lispector: uma leitura da oralidade e do final aberto em O mistério do coelho pensante. Revista Caderno Seminal Digital: v. 34, n. 34 (2020).
MACÊDO, Jhennefer Alves; PINHEIRO, Vanessa Neves Riambau. Revista Crioula, nº 25, 1º semestre 2020. Diálogos literários: A criança e as relações pós-coloniais.
ALMEIDA, Beatriz Pereira de; SEGABINAZI, Daniela Maria. ASAS DA PALAVRA v. 17, n. 1, Jan./Jun. 2020. NOVAS FORMAS DE FAZER LITERATURA: UMA ANÁLISE DO BOOK-APP CRIANCEIRAS.
SEGABINAZI, Daniela Maria; LUCENA, Josete Marinho de. Revista ENTRELETRAS (Araguaína), v. 11, n. 1, jan./abr. 2020. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LETRAS: LITERATURA EM DESTAQUE.
MACÊDO, Jhennefer Alves. Pensares em revista, n. 18 (2020). INTERAÇÃO ENTRE TEXTO E LEITOR: UMA LEITURA DE “TCHAU”, DE LYGIA BOJUNGA.
SILVA, Raquel Sousa da; CAMPOS, Cleide de Araújo. Revisitando a história da literatura infantil e juvenil brasileira. In: Revista em Aberto. Brasília, 2019, v. 32, n. 105, p. 199-203.
SOUSA, Hildenia Onias de; SEGABINAZI, Daniela Maria. LEITURA LITERÁRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DISCUSSÕES E INSERÇÕES DO PENSAMENTO DE ANTONIO CANDIDO.Revista Araticum, v. 20, n. 2, 2019.
DUARTE, Cristina Rothier; FORMIGA, Girlene Marques; ALVES, Márcia de Oliveira. Revista Paidéi@, v. 11, n. 19 (2019). Pesquisa em literatura e interdisciplinaridade: um relato de experiência na formação docente EaD.
SEGABINAZI, Daniela Maria; SILVA, Ana Paula Serafim; OLIVEIRA, Valnikson Viana de. Revista Em Aberto, v. 32, n. 105 (2019). Os livros de leitura e as ilustrações no Brasil do entresséculos.
AGUIAR, Vera Teixeira; SOUZA, Irany André Lima de; ALVES, Jhennefer Macêdo. Revista Em Aberto, v. 32, n. 105 (2019). Literatura infantil e juvenil, escola e formação de leitores: diálogos.
OLIVEIRA, Valnikson Viana de; SANTOS, Amanda Gomes dos; SILVEIRA, Éderson Luís; SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de. Revista Discursividades, v. 4, n. 1 (2019). Sobre a didatização dos gêneros discursivos na escola: entre lacunas, retrocessos e (tentativas de) acerto.
SOUZA, Renata Junqueira de; SEGABINAZI, Daniela Maria; MACÊDO, Jhennefer Alves. Cadernos Zygmunt Bauman, v. 9, n. 20 (2019). Ensino de literatura e letramento literário: as estratégias metacognitivas de leitura e a formação de leitores.
FONSECA, F. DO N.; ASSIS, L. F. DE. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 11, n. 20, p. 27-44, 12 jul. 2019. A Formação Pedagógica dos cursos de Licenciatura da UFPB: repensando a prática como componente curricular.
FARIAS, Morgana de Medeiros. Palimpesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, 2019. "Entre leão e unicórnio": O conto colasantiano pelos caminhos do efeito estético.
DUARTE, Cristina Rothier; SEGABINAZI, Daniela Maria. Revista Muitas Vozes, v. 7, n. 2 (2018). A Outra Face de Figueiredo Pimentel: Produções Líricas, Dramáticas e nos Folhetins.
SILVA, Ana Paula Serafim Marques da; DUARTE, Cristina Rothier; FORMIGA, Girlene Marques. Recei - Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, UERN, 2018. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: aspectos teóricos e práticos para a sala de aula.
LUCENA, JOSETE MARINHO DE. SILVA, SÍLVIA PORFÍRIO DA. Pensares em Revista - UERJ, 2018. MULTIMODALIDADES E LEITURAS: FUNCIONAMENTO COGNITIVO, RECURSOS SEMIÓTICOS, CONVENÇÕES VISUAIS - LIVRO DE ANGELA PAIVA DIONISIO, LEILA JANOT DE VASCONCELOS E MARIA MEDIANEIRA DE SOUZA / MULTIMODALITIES AND READINGS: COGNITIVE FUNCTIONING, SEMIOTIC RESOURCES, VISUAL CONVENTIONS – ANGELA PAIVA DIONISIO, LEILA JANOT DE VASCONCELOS AND MARIA MEDIANEIRA DE SOUZA’S BOOK.
LUCENA, JOSETE MARINHO DE. SILVA, SÍLVIA PORFÍRIO DA. Entretextos - Revista Científica do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, UEL, 2018. Concepções de linguagem subjacentes à coleção português linguagens – ensino médio (1994-2013): um olhar sobre o tratamento dado aos gêneros discursivos.
SILVA, Ana Paula Serafim Marques da; SEGABINAZI, Daniela Maria. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, 2018. Memória infantil, escolar e literária em poesias infantis, de Olavo Bilac
ASSIS, Lenilton Francisco de; SILVA, Mayane Gomes da; MORAIS, Nathália Rocha. Revista Brasileira de Educação em Geografia, 2019. Aproximações entre a Universidade e a escola na formação de professores de Geografia: os saberes produzidos no estágio e no PIBID.
MACÊDO, Jhennefer Alves; OLIVEIRA, Valnikson Viana; SANTOS, Luciane Alves. Revista Raído, 2018. Neofantástico em "Caiu uma estrela na minha sala", by Marcelo Moutinho.
MOREIRA, Alan Leite; COSTA, Isabel Marinho da; ASSIS, Lenilton Francisco de. Revista Pedagogia em foco, 2018. As Bases Legais do Estágio Curricular Supervisionado Nos Cursos de Licenciatura: entre o vigente e o novo.
DUARTE, Cristina Rothier; SEGABINAZI, Daniela Maria; SANTOS, Maria das Graças de Aquino. Revista Letras Raras, 2018. Romance juvenil: panorama via prêmio jabuti (2007-2017).
DUARTE, Cristina Rothier; SILVA, Ana Paula Serafim Marques da; FORMIGA, Girlene Marques. Revista Leia Escola, 2018. Formação docente e contação de histórias: a leitura literária na escola.
MONTOYAMA, Juliane Francischeti Martins; SOUZA, Renata Junqueira de; SEGABINAZI, Daniela Maria. Revista Letras & Letras, 2018. Letramento Crítico: as relações de causa e consequência aprimorando a leitura, a compreensão e a produção de textos.
DUARTE, Cristina Rothier; BARBOSA, Jaine de Sousa. Revista de Letras Juçara, 2018. O espaço ficcional no conto O poço e o pêndulo, de Edgar Allan Poe.
SEGABINAZI, Daniela Maria; MACÊDO, Jhennefer Alves; OLIVEIRA, Valnikson Viana. Revista Leia Escola,2018. Investigação literária: Desvendando o Gênio do Crime através das Estratégias de Leitura.
SEGABINAZI, Daniela Maria; OLIVEIRA, Valnikson Viana. Revista FronteiraZ, 2018. Literatura digital, eletrônica ou hipermidiática: tendências contemporâneas de leitura para crianças e adolescentes.
SOUZA, Renata Junqueira; OLIVEIRA, Valnikson Viana; MACÊDO, Jhennefer Alves. Literatura e Infância: Travessias. PROJETO EDITORIAL: LETRARIA, 2018. Palavras e imagens em Roger Mello: desvendando segredos dentro de um elevador
SEGABINAZI, Daniela Maria; SOUZA, Renata Junqueira; OLIVEIRA, Valnikson Viana. ALETRIA: REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA, 2018. Um gênero polêmico: a literatura para crianças e jovens leitores.
MOREIRA, Alan Leite; PONTES, Ana Paula Furtado Soares. REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVÁS, 2018. Estagiários de Pedagogia na gestão universitária: do acompanhamento à relação teoria e prática.
SILVA, Angélica Guilherme. REVISTA CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 2018. O resgate da leitura dos clássicos: caminhos possíveis.
SEGABINAZI, Daniela Maria; BRITO, Rosa Suzana Alves de. REVISTA EDUCAÇÃO EM ANÁLISE, 2018. Literatura infantil e alfabetização: uma experiência para ler e escrever.
SOUZA, Renata Junqueira de; SEGABINAZI, Daniela Maria; MACÊDO, Jhennefer Alves. REVISTA ARGUMENTOS PRÓ-EDUCAÇÃO, 2017. O protagonismo das princesas africanas na literatura juvenil: uma investigação no PNBE.
MOREIRA, Alan Leite; PONTES, Ana Paula Furtado Soares. REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO (EDUCA), 2017. O estágio para estudantes de Pedagogia na UFPB: motivações e vivência.
SILVA, Silvio Profirio da; LUCENA, Josete Marinho de. REVISTA FSA, 2017. O Trabalho Pedagógico do Ensino da Produção de Texto: Um olhar sobre as Modificações.
DUARTE, Cristina Rothier; SEGABINAZI, Daniela Maria. REVISTA SOLETRAS, 2017. Figueiredo Pimentel: Contos da Carochinha e o nascimento da literatura infantil abrasileirada do século XIX.
SEGABINAZI, Daniela Maria. REVISTA LINHAS, 2017. Ler livros sem palavras, ler imagens e mundos.
SILVEIRA, Maria Claurênia Abreu de Andrade. REVISTA BOITATÁ, 2017. Adivinhação: brincar de dizer e de saber.
SEGABINAZI, Daniela Maria; SOUZA, Renata Junqueira de; MACÊDO, Jhennefer Alves. REVISTA CADERNO SEMINAL, 2017. As princesas africanas na literatura juvenil: do branqueamento silenciador ao protagonismo questionável.
SILVA, Raquel Sousa da; MACÊDO, Jhennefer Alves; SEGABINAZI, Daniela Maria. REVISTA DE ESTUDOS DE CULTURA, 2017. A literatura juvenil no ensino fundamental II: avanços e recuos na Base Nacional Comum Curricular.
SEGABINAZI, Daniela Maria. REVISTA TERRA ROXA, 2017. A mediação do professor no ensino de literatura: os discursos oficiais e acadêmicos.
SOUZA, Irany André Lima de; SEGABINAZI, Daniela Maria. REVISTA LEIA ESCOLA, 2017. Contos populares adaptados para o suporte do folheto literário.
SEGABINAZI, Daniela Maria; LUCENA, Josete Marinho de. REVISTA DESENREDO, 2016. A Licenciatura em Letras: um espaço para formar (professores) leitores?.
SEGABINAZI, Daniela Maria; SILVA, Raquel Sousa da. REVISTA CERRADOS, 2016. Ler e escrever literatura também é aula de língua portuguesa.
DUARTE, Cristina Rothier et al. REVISTA PRINCIPIA, 2016. As personagens femininas nos contos de fadas: uma perspectiva edípica.
OLIVEIRA, Valnikson Viana; SEGABINAZI, Daniela Maria. REVISTA ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2016. As aventuras de Telémaco e Diófanes: a formação virtuosa através de narrativas romanescas no século XVIII.
SEGABINAZI, Daniela Maria. REVISTA DIADORIM, 2016. Orientações e diretrizes para o ensino e a formação do professor de literatura.
ESVAEL, Eliana Vasconcelos da Silva. REVISTA LINGUASAGEM, 2016. A interdiscursividade no registro da história sobre o trabalho em textos de pré-universitários.
SEGABINAZI, Daniela Maria; LUCENA, Josete Marinho de. REVISTA LINGUAGENS E LETRAMENTOS, 2016. Aulas de língua portuguesa e literatura: concepções e orientações para uma metodologia de ensino integradora.
LUCENA, Josete Marinho de et al. REVISTA PHILOLOGUS, 2016. Livros didáticos de língua portuguesa: como eram antes? como são agora?.
FORMIGA, Girlene Marques et al. REVISTA PRINCIPIA, 2015. Literatura, escola e formação literária: entre práticas e descaminhos.
GABRIEL, Maria Alice Ribeiro; SANTOS, Luciane Alves. REVISTA BOITATÁ, 2015. Contornos das imagens infantis nas memórias de Pedro Nava.
SEGABINAZI, Daniela Maria; SILVA, Raquel Sousa da; REVISTA LÍNGUA & LITERATURA, 2015. O ensino de literatura continua em perigo...
SEGABINAZI, Daniela Maria; BARBOSA, Socorro Pacífico. REVISTA CONTEXTO, 2015. Situando o leitor e a educação literária na área Linguagens, códigos e suas tecnologias.
OLIVEIRA, Valnikson Viana; SEGABINAZI, Daniela Maria. REVISTA TEXTURA, 2015. A formação virtuosa através da ilustração em Livro das Crianças, de Zalina Rolim.
Anais de Eventos
SILVA, Raquel Sousa da.; SOUZA, Renata Junqueira de. VII SIMELP. 2020. EXPERIENCIANDO A POESIA EM SALA DE AULA: formar leitores literários é possível, sim!
SILVA, Raquel Sousa da. SOUZA, Renata Junqueira de. V CIELLI, 2018. Ensino de poesia: repensando a mediação do livro didático.
ASSIS, Lenilton Francisco de. III ENAPE, 2018. A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE E NA ESCOLA: REFORMULAÇÕES DO CURRÍCULO E DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DOIS CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA PARAÍBA.
SEGABINAZI, Daniela Maria; LESSA, Alba Maria Monteiro Santos; CAVALCANTE, Maria Gilliane de Oliveira. CNFP e CEPFE, 2018. Formação de Professores: a correlação alfabetização e literatura no processo de ensino-aprendizagem da leitura; in: IV Congresso Nacional de Formação de professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores.
SEGABINAZI, Daniela Maria; ALMEIDA, Beatriz Pereira de. VII ENLIJE, 2018. Literatura infantil e escola: o texto literário em sala de aula numa perspectiva emancipatória.
SILVA, Ana Paula Serafim Marques da; DUARTE, Cristina Rothier; SEGABINAZI, Daniela Maria. VII ENLIJE, 2018. Formação docente e contação de histórias: a leitura literária na escola.
DUARTE, Cristina Rothier; FORMIGA, Girlene Marques; MACÊDO, Jhennefer Alves. VII ENLIJE, 2018. Tema gerador para o ensino da literatura no Ensino Médio.
DUARTE, Cristina Rothier; FORMIGA, Girlene Marques. VII ENLIJE, 2018. O ensino do poema no ensino fundamental: reflexões a partir de memoriais de estágio supervisionado.
TORRES, Ilza Maria; SILVA, Ana Paula Serafim Marques da; VII ENLIJE, 2018. ALFABETIZAR E LETRAR CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC NA PRÁTICA DOCENTE.
SILVA, Ana Paula Serafim Marques da; OLIVEIRA, Uélida Dantas de; SEGABINAZI, Daniela Maria. I CNERA, 2018. A PRINCESA E A ERVILHA: UM CONTO DE HANS CRISTIAN ANDERSEN ADAPTADO PARA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.
DUARTE, Cristina Rothier; SEGABINAZI, Daniela Maria. I CNERA, 2018. ADAPTAÇÕES DE JOÃO E MARIA, DOS IRMÃOS GRIMM: CONTRIBUIÇÕES DE FIGUEIREDO PIMENTEL E CARLOS FERREIRA E WALTER PAX.
LUCENA, Siomara Regina Cavalcanti; SEGABINAZI, Daniela Maria. 8º SEL, 2018. A recepção da obra infantil de Monteiro Lobato na Argentina.
DUARTE, Cristina Rothier; SEGABINAZI, Daniela Maria; FORMIGA, Girlene Marques. IV CONALI, 2018. Contos infantis de Figueiredo Pimentel: literatura à moda brasileira.
LIMA, Joaes Cabral de; LUCENA, Siomara Regina Cavalcanti; PERINELLI, Joseany Lunguinho Gomes; SEGABINAZI, Daniela Maria. VII ENLIJE, 2018. As aventuras de Bambolina: imagens que refletem uma triste solidão.
MACÊDO, Jhennefer Alves; SEGABINAZI, Daniela Maria. VII ENLIJE, 2018. Adaptações afro-brasileiras para o público infantil: analisando a coleção literária ‘De lá para cá’.
FORMIGA, Girlene Marques; MEIRA, Amanda Nunes Gomes; V CONEDU, 2018. Valorização do ensino de arte: reflexões da prática docente.
SOUSA, Hildenia Onias de; VII ENLIJE, 2018. “EU SOU INDIO! EU NÃO EXISTO”?: um relato de experiência com a Educação de Jovens e Adultos.
SOUSA, Hildenia Onias de; SEGABINAZI, Daniela Maria. VII ENLIJE, 2018. O texto literário em sala de aula: aproximações teórico-práticas.
SOUZA, Irany André Lima de; UFPB, 2018. As aventuras de Robinson Crusoé: leituras da adaptação para cordel em duas turmas do ensino fundamental.
BARBOSA, Jaine de Sousa; OLIVEIRA, Valnikson Viana de; VII ENLIJE, 2018. A morte na literatura infantil: diferentes abordagens.
GONÇALVES, Jéssica Pereira; BARBOSA, Jaine de Souza. VII ENLIJE, 2018. A temática da negritude e da condição feminina em aulas de literatura no ensino médio.
LIMA, Joaes Cabral de; LUCENA, Siomara Regina Cavalcanti. ABRALIC, 2018. MONTEIRO LOBATO NA SALA DE AULA: NOVAS TECNOLOGIAS PARA A OBRA LOBATIANA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO.
LIMA, Joaes Cabral de; LUCENA, Siomara Regina Cavalcanti; MONTEIRO, Márcia Jiordanny Pontes. VII ENLIJE, 2018. O QUE HÁ DE NOVO: OS SUPORTES TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS PARA A OBRA DE MONTEIRO LOBATO E SUAS NOVAS POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIA LEITORA.
FARIAS, Morgana de Medeiros; OLIVEIRA, Valnikson Viana de. ABRALIC, 2018. Casamento e representações do feminino na literatura infantil e juvenil de Marina Colasanti.
FARIAS, Morgana de Medeiros; VII ENLIJE, 2018. A bela adormecida versus A bela adormecida no bosque: aproximações e distanciamentos entre a literatura erudita e a literatura popular.
SANTOS, Lucilene Maria da Conceição; OLIVEIRA, Vitória Cavalcante de; DIAS, Wiviane Alves. CNFP e CEPFE, 2018. Os clássicos infantis: formação leitora em uma turma do segundo ano das series iniciais.
SILVEIRA, Maria Claurênia Abreu de Andrade. VII ENLIJE, 2018. LER LIVROS DE IMAGEM: buscar palavras e construir narrativas.
SILVA, Cryslaine Beija da; FARIAS, Alyere Silva. V CONEDU, 2018. Mediação da leitura literária no ensino fundamental: um estudo com base nos relatórios de estágio do curso de Letras- Português da UFPB.
CRUZ, Eliane da Silva; LEÃO, Yve Almeida; FARIAS, Alyere Silva. VII ENLIJE, 2018. Literatura de Cordel e a Formação do Leitor: proposta metodológica partindo do projeto didático.
DUARTE, Cistina Rothier; SILVA, Ana Paula Serafim Marques da; FORMIGA, Girlene Marques. IV SINALGE, 2017. Histórias em quadrinhos em sala de aula: perspectivas metodológicas para abordagem de leitura literária.
SOUZA, Irany André Lima de; SILVA, Ana Paula Serafim Marques da; SEGABINAZI, Daniela Maria. IV SINALGE, 2017. Diálogos entre cultura popular e literatura infantil contemporânea brasileira.
SILVA, Raquel Sousa da; SEGABINAZI, Daniela Maria. IV SINALGE, 2017. Poesia infantil: as facetas de Cecília Meireles.
SOUZA, Renata Junqueira de; SEGABINAZI, Daniela Maria; MACÊDO, Jhennefer Alves. IV SINALGE, 2017. Literatura juvenil e formação de leitores: as estratégias de leitura contribuindo para o ensino do texto literário.
OLIVEIRA, Valnikson Viana de; MACÊDO, Jhennefer Alves; SEGABINAZI; Daniela Maria. IV SINALGE, 2017. A representação da contemporaneidade nos livros juvenis: um olhar para o projeto gráfico em narrativa de Roger Mello.
ASSIS, Lenilton Francisco de; SILVA, Mayanne Gomes da. V COBESC, 2016. A mobilização de saberes docentes nas práticas escolares: observações dos Estágios Supervisionados de Geografia.
MOREIRA, Leite Alan; COSTA, Isabel Marinho da; ASSIS, Lenilton Francisco de. V COBESC, 2016. As bases legais do Estágio nos Cursos de Licenciatura da UFPB.
SILVA, Ana Paula Serafim Marques da; OLIVEIRA, Valnikson Viana de; SEGABINAZI, Daniela Maria. 7º SLIJ, 2016. Educação e ludicidade na poesia infantil de Olavo Bilac e Zalina Rolim.
SOUZA, Irany André Lima de. 7º SLIJ, 2016. O personagem negro na obra literária infantil/juvenil: uma proposta de análise.
SILVA, Ana Paula Serafim Marques da; OLIVEIRA, Valnikson Viana de. VI ENLIJE, 2016. O papel pedagógico das ilustrações de Livro das Crianças, de Zalina Rolim, e Poesias Infantis, de Olavo Bilac.
SILVA, Analide Minéia da. VI ENLIJE, 2016. A inter-relação das artes e a literatura na formação do leitor.
Duarte, Cristina Rothier. VI ENLIJE, 2016. Contos da Carochinha, de Figueiredo Pimentel: análise morfológica do conto Chapeuzinho Vermelho.
SEGABINAZI, Daniela Maria; SILVA, Raquel Sousa da. VI ENLIJE, 2016. Literatura e ensino: implicações teóricas e metodológicas no Ensino Fundamental.
PASSOS, Franceilton Alves. VI ENLIJE, 2016. Transição do leitor em O Menino Quadradinho: de criança a jovem.
SOUZA, Irany André Lima de; SALDANHA, Angélica Fabiana Linhares. VI ENLIJE, 2016. Construindo imagens: negras princesas tecendo caminhos na literatura infantil.
MACEDO, Jhennefer Alves; SEGABINAZI, Daniela Maria. VI ENLIJE, 2016. Do branqueamento silenciador ao protagonismo questionável: as princesas negras na literatura juvenil e a (re)descoberta da memória africana.
LIMA, Joaes Cabral de. VI ENLIJE, 2016. Da Terra do Nunca ao Sítio do Pica-Pau Amarelo: a adaptação de Peter Pan, de J. M. Barrie por Monteiro Lobato.
SILVA, Raquel Sousa da. VI ENLIJE, 2016. Cecília Meireles: o pensar e o agir poético através da educação.
RODRIGUES, Thaís Fernanda Jerônimo de Souza; SANTOS, Francinilda de Brito. VI ENLIJE, 2016. A importância da figura feminina em Reinações de Narizinho.
COSTA, Isabel Marinho da; SEGABINAZI, Daniela Maria; LUCENA, Josete Marinho de. III CONEDU, 2016. A formação inicial em Letras na UFPB: o perfil e seus desdobramentos na sala de aula.
SEGABINAZI, Daniela Maria; MACEDO, Jhennefer Alves; LIMA, Joaes Cabral de. III CONEDU, 2016. A literatura nos anos finais do Ensino Fundamental: a valorização do texto literário das aulas de Língua Portuguesa.
SILVA, Raquel Sousa da; SEGABINAZI, Daniela Maria; MACEDO, Jhennefer Alves. III CONEDU, 2016. A Base Nacional Comum Curricular e suas disposições para a literatura juvenil no Ensino Fundamental II.
OLIVEIRA, Valnikson Viana de; SEGABINAZI, Daniela Maria. III CONEDU, 2016. Leitura e intertextualidade: uma proposta envolvendo poesia e artes visuais.
MOREIRA, Alan Leite. I CONAPESC, 2016. A mídia audiovisual como uma possibilidade para o ensino das reações químicas na Educação de Jovens e Adultos.
MOREIRA, Alan Leite; TRAJANO, Flávia Maiele Pedrosa . I CONAPESC, 2016. O ensino de Química na prevenção ao uso de drogas: uma proposta interdisciplinar no Ensino Médio.