Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Joaes Cabral, integrante do GEEF, participa de programa sobre literatura na rádio

publicado: 04/05/2020 15h39, última modificação: 04/05/2020 15h40

Joaes Cabral, membro do Grupo de Pesquisa Estágio, Ensino e Formação Docente (GEEF), participa diariamente de programa na rádio 102,1 FM promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Pilar, em Pilar/PB. O Projeto Literatura na Rádio é uma ação que em meio ao período de isolamento social, frente à pandemia do Covid-19, tem foco na proteção à saúde e segurança, tanto dos profissionais da educação, quanto dos alunos e seus familiares. A utilização da rádio local, nos dá condições necessárias de apoio aos alunos, na garantia da continuidade da aprendizagem, reduzindo o risco de contágio e disseminação do vírus.

A estratégia metodológica do programa se dá pela leitura de narrativas infantis e infanto-juvenis, a partir do uso de estratégias pelo professor/leitor que chama a atenção do aluno/ouvinte pelo título lido na rádio comunitária da cidade. Para cada contação de história realizada, é lançado aos ouvintes, um desafio para ser respondido por telefone. O primeiro acesso com a resposta ao desafio, ganha um livro de literatura infantil ou infanto-juvenil, para que o ouvinte realize tal leitura com a família e posteriormente volte a ligar para a rádio e contar como fora a experiência vivenciada em família. É importante ressaltar que no período da Páscoa, os ouvintes além do livro ganharam uma caixa de chocolate. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 11:00 horas da manhã.

Para acompanhar as transmissões diárias da rádio, clique aqui