Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > VIII ENLIJE OCORRE NOS MESES DE OUTUBRO E NOVEMBRO E MEMBROS DO GEEF SE FAZEM PRESENTES
conteúdo

Notícias

VIII ENLIJE OCORRE NOS MESES DE OUTUBRO E NOVEMBRO E MEMBROS DO GEEF SE FAZEM PRESENTES

publicado: 05/11/2020 12h31, última modificação: 13/11/2020 09h56

Mais um evento ocorreu no mês de Outubro, o VIII ENLIJE (ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL E ENSINO)  que, este ano, uniu-se ao V Colóquio Nacional 15 de outubro para realizar o evento. A programação segue até o dia 11 de novembro, pois devido à situação da pandemia e pensando no melhor para os participantes e colaboradores, o evento ocorreu em dias alternados ao longo dos meses. O evento teve como foco nesta edição refletir sobre as questões ligadas ao Ensino de Língua e Literatura frente às desigualdades sociais, como descreve em seu site.

Neste evento, diversos membros do GEEF também marcaram presença. Daniela Maria Segabinazi, coordenadora do GEEF,  e Jaíne de Sousa Barbosa coordenaram um Simpósio chamado Literatura para crianças e jovens: da produção à recepção. Nesse Simpósio, o membro Isaque da Silva Moraes, apresentou um trabalho intitulado (Trans)formações da literatura juvenil brasileira contemporânea: algumas temáticas em Espinho (2010), de João Anzanello Carrascoza, Beatriz Pereira de Almeida e Jhennefer Alves Macêdo também apresentaram um trabalho chamado Além do grande rio: a recepção da narrativa em um círculo de leitura literária, além de Valnikson Viana e Siomara Lucena com o trabalho Representações da maternidade na poesia infantil de Zalina Rolim e Gabriela Mistral. 

Valnikson Viana ainda apresentou um outro trabalho junto à Ana Paula Serafim no simpósio dedicado à poesia infantil, juvenil e ensino com o título Laços eternos: Olavo Bilac e a poesia infantil. Com a coordenação da professora Rinah de Araújo Souto, membra da linha 02 do GEEF, Luana Luiza da Silva Santos também apresentou um trabalho chamado Videopoema como caminho de abordagem didática do poema em sala de aula.

A professora Girlene Marques Formiga apresentou o trabalho Leitura literária como aliada no enfrentamento à exploração e ao abuso sexual na infância. Beatriz Pereira de Almeida e Jhennefer Alves Macêdo apresentaram um outro trabalho, no simpósio 4, intitulado As muitas faces da morte nas produções infantis: do pedagógico ao literário.

No simpósio 20, voltado para o ensino de literatura unido às novas tecnologias, Angelina Silva de Farias e Ellem Kyara Pessoa dos Santos apresentaram A ressignificação do ensino de literatura a partir do uso das novas tecnologias.  Um outro trabalho apresentado foi o da professora Maria Claurênia Silveira, chamado Brincar de dizer com a Princesa Maribel: textos orais no livro de literatura infantil.

Além das apresentações de trabalhos, Raquel Sousa da Silva coordenou um minicurso com o título Poesia infantil e juvenil na escola: inquietações e proposições. 

Quem quiser dar uma olhada no que mais aconteceu no evento é só ir aqui: https://petletrasufcg.wixsite.com/pet-letras/c%C3%B3pia-v-col%C3%B3quio-viii-enlije.