UFPB avança 16 posições no ranking de inovação do RUF 2025

quinta-feira, 20 de novembro de 2025
atualizado em quinta-feira, 20 de novembro de 2025

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) subiu significativamente no indicador de Inovação do Ranking Universitário Folha (RUF) 2025, avançando da 60ª para a 44ª posição dentre as 204 Universidades brasileiras avaliadas. Esse avanço representa um salto importante para a instituição, que desde o RUF 2018 mantinha-se em torno da 60ª colocação.

O RUF 2025 é um ranking elaborado anualmente pela Folha de São Paulo que avalia as universidades brasileiras a partir de cinco indicadores principais: Pesquisa científica, com peso de 42%; Qualidade do ensino (32%); Mercado de trabalho (18%); Inovação (4%); e Internacionalização (4%). Os indicadores subdividem-se em 18 componentes. O ranking da Folha chegou a sua 11ª edição e passou a utilizar dados fornecidos pela Elsevier, base Scopus, para cálculo dos indicadores.

Na pontuação geral a UFPB se manteve estável, permanecendo na 28ª posição, atingindo uma pontuação total de 81,65 – em uma amplitude de 0-100. Desta forma, a UFPB se posiciona como a quinta melhor universidade do Norte e Nordeste, atrás apenas das Universidades Federais de Pernambuco (UFPE), da Bahia (UFBA), do Ceará (UFC) e do Rio Grande do Norte (UFRN).

O avanço da UFPB no indicador Inovação no RUF 2025 demonstra o compromisso crescente da universidade, através dos seus pesquisadores, com a pesquisa aplicada e com a inovação tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional.

A Diretora-Presidente da Agência INOVA-UFPB, Profª Drª Bagnólia Costa, afirmou “que nos próximos anos a Agência terá como meta, em seu planejamento, fazer a ponte entre a UFPB e o mercado para que essas tecnologias venham solucionar problemas tanto regionais como nacionais”.