Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Pesquisa > Grupos de Pesquisa
conteúdo

Grupos de Pesquisa

por Coordenação publicado 09/10/2020 11h39, última modificação 19/06/2023 13h38

Os (as) professores (as) do PPGS se articulam nos Grupos de Pesquisas registrados na Plataforma Lattes do CNPq – espaços que têm servido para a produção individual e coletiva de trabalhos de pesquisa. Aí são articuladas as áreas temáticas das linhas de pesquisa e a orientação dos mestrandos e doutorandos do Programa. Atualmente estão ativos os seguintes Grupos de Pesquisa:

GRESP .jpg

GRESP (Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia Política)

O grupo, fundado por professores vinculados ao Departamento de Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, reúne professores e estudantes de graduação e pós-graduação com o objetivo de criar formas de colaboração acadêmica e de pesquisa na área da Sociologia Política. O eixo comum que faz convergir os interesses e os esforços acadêmicos de todos os participantes do grupo é a busca pela compreensão das relações de ‘poder’ nas diversas formas (institucionalizadas ou não) que elas assumem no âmbito das sociedades contemporâneas.

Especificidade da abordagem do grupo sobre processos políticos: o fio condutor da abordagem sociológica sobre fenômenos políticos (apesar da imensa variedade de temáticas, escopos de análise e metodologias empregadas) aponta para uma focalização sobre as bases sociais subjacentes aos processos políticos e para a ampla problemática das relações entre Estado e sociedade. Assim, na orientação das pesquisas que ocupam o grupo de pesquisadores que compõem o grupo são abordados tanto os imperativos cognitivos, normativos e institucionais, quanto o papel e a influência dos grupos sociais (atores coletivos, suas formações, composições e inter-relações) sobre processos políticos abrangentes.

Os desenhos de pesquisa e os seus recortes metodológicos priorizam dimensões menos tangíveis do fenômeno político. São exemplos disso: processos cotidianos de naturalização e encobrimento das condições geradoras de exclusão e desigualdades, os processos de reprodução tácita das hierarquias (materiais e simbólicas) sociais, os processos de construção social de fronteiras morais entre indivíduos e grupos sociais que criam ou perpetuam posições de poder, situações de subordinação, de exploração e múltiplas formas de opressão.

Área predominante: Ciências Humanas/ Sociologia

Coordenadores: Prof. Dr. Rogério de Souza Medeiros, Profa. Dra. Simone Magalhães Brito e Prof. Dr. Terry Mulhall

EMAIL: gresp.ufpb@gmail.com / CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/237340

 


 

 Grupessc.jpg

 GRUPESSC (Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura)

O Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura é um grupo multidisciplinar que aglutina pesquisadores docentes e discentes nas áreas das Ciências Sociais e da Saúde. Tem como objetivo principal a produção de conhecimento sobre as relações entre cultura, sociedade e práticas de saúde. São temas de interesse dos pesquisadores do Grupessc: processos sócio-culturais relacionados ao campo da saúde; instâncias mediadoras entre ações sociais, práticas e modelos de atenção em saúde; identidades individuais e coletivas no campo da saúde; biossociabilidades; e relações de gênero e geração em sua interface com questões de saúde. Nossas atividades incluem a realização de pesquisas e a divulgação de seus resultados por meio de publicações e eventos científicos, a qualificação de profissionais na área de ciências sociais da saúde, a colaboração com instituições e programas de saúde no planejamento e, por fim, a produção de projetos de extensão com ênfase na relação saúde e sociedade. O grupo é sediado no CCHLA/UFPB e está inscrito no diretório de pesquisas do CNPq.

Coordenadora: Profa. Dra. Mónica Lourdes Franch Gutiérrez
E-mail: grupessc@googlegroups.com / CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7349665315680733

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

IMCP

Grupo Identidade e Memórias das classes populares rurais e urbanas - IMCP

Grupo de pesquisa interdisciplinar registrado no CNPq formado por pesquisadores interessados na compreensão das condições sociais e culturais nas quais se situam as classes populares urbanas e rurais no Brasil contemporâneo, com ênfase para as formas de reprodução social e às lutas simbólicas enfrentadas nos diferentes campos da vida social.

Coordenadores: Profa. Dra. Patrícia Alves Ramiro e Prof. Dr. Sérgio Botton Barcellos

E-mail: patriciaalvesramiro@gmail.com / CNPQ: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9798585166521374

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

LAEPT.png

 LAEPT (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho)

O LAEPT (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho) está sediado na cidade de João Pessoa-PB-Brasil. Surgiu da iniciativa de alguns professores do departamento de ciências sociais da UFPB, inicialmente como um grupo de leituras voltado a orientações de alunos do curso de graduação. Buscando uma maior interlocução entre professores e profissionais de outras áreas e instituições, além do avanço em direção à pesquisa, em 2009 o LAEPT foi registrado como Grupo de Pesquisa junto ao CNPq e atualmente encontra-se vinculado ao PPGS (Programa de Pós-Graduação em Sociologia), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba.

Seus objetivos são, portanto, aprofundar discussões teóricas e qualificar intervenções práticas, a partir de uma análise das transformações e atribuições do Estado; das mudanças na relação entre Estado e sociedade; da participação cidadã e políticas de inclusão social; do trabalho e sua precarização; da flexibilização das relações de trabalho e dos direitos; das novas subjetividades no mundo do trabalho; da gestão do tempo livre, lazer, qualidade de vida. Atualmente o LAPET está composto por 17 pesquisadores de diferentes departamentos da UFPB, mas também de pesquisadores de outras universidades, como Univasf, UFRJ, UFRN e UFCG, além, de mais de duas dezenas de alunos em formação em nível de graduação e pós-graduação. As linhas de pesquisa que compõem as áreas de interesse são:  (1) Economia Solidária; (2) Educação e Qualificação Profissional; (3) Gestão Pública; (4) Políticas Sociais; (5) Relações de Trabalho e Formas de Ação Coletiva; (6) Saúde do trabalhador; (7) Trabalho e Desenvolvimento.

Coordenadores: Prof. Dr. Roberto Véras de Oliveira, Prof. Dr. Rogério de Souza Medeiros, Prof. Dr. Maurício Rombaldi e Prof. Dr. José Henrique Artigas de Godoy
E-mail: laept.ufpb.14@gmail.com / CNPQ: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3845363767686891

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

NEABI.jpg 

 NEABI (Núcleo e Estudos Afrobrasileiros e Indígenas)

O NEABI/UFPB - Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas da Universidade Federal da Paraíba é um espaço que congrega pesquisadores e interessados em diversas áreas do conhecimento que têm como ponto fulcral as relações etnicorraciais na sociedade brasileira e, especificamente, no Estado da Paraíba.

Pesquisadora: Profa. Dra. Teresa Cristina Furtado Matos

_________________________________________________________________________________________________________________________

 DGP CNPq.png

O DISPÔ - Grupo de pesquisa sobre classes, desigualdades e disposições sociais - tem como objetivo central desenvolver pesquisas sobre estratificação e desigualdades sociais no Brasil e, em especial, na região Nordeste, por meio da sociologia das disposições sociais de Pierre Bourdieu. Abrangendo uma multiplicidade de objetos empíricos e ferramentas metodológicas, investiga disposições e trajetórias que caracterizam agentes individuais e coletivos em diferentes posições no espaço social. Com isso, busca-se compreender dimensões do ethos e do habitus na análise das formas de representação e de classificação que implicam a formação de grupos e fronteiras simbólicas, bem como a formação de estratégias e a mobilização de capitais para as tomadas de posição no mundo social. Tais problemáticas são trabalhadas por meio das linhas de pesquisa “trajetórias precárias no mundo trabalho”; "dinâmicas materiais e simbólicas de posições sociais intermediárias”; e “elites, disposições e ação social”. O Dispô foi criado em 2021 sob a coordenação dos pesquisadores Miqueli Michetti e Maurício Rombaldi, e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGS -UFPB).

Coordenadores: Profa. Dra. Miqueli Michetti e Prof. Dr. Maurício Rombaldi

Email: miquelimichetti@gmail.com ; mauricio.rombaldi@gmail.com /  CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/767644 

_________________________________________________________________________________________________________________________

DGP CNPq.png

PANDORA (Grupo de Estudos de Gênero e Sexualidades)

Surgido em 2007, o Grupo Pandora desenvolve pesquisas relacionadas aos Estudos de Gênero e Sexualidades com apoio de diferentes agências financiadoras (CNPq, Secretaria de Políticas para Mulheres e CAPES). Atualmente, atua na pesquisa “O tão difícil começo, adolescentes decidindo sobre iniciação sexual” ( apoio CNPq/bolsa PQ). Concluiu as pesquisas: SEM RESERVAS: projeto apoiado pelo PNPD- Programa Nacional de Pós Doutorado. AS ARMADILHAS DO DESEJO, FAMILIA COMO ARMADILHA e  A PIMENTA E O SONHO , todos com patrocínio do CNPq.

São 3 linhas de pesquisa: Gênero como marcador de desigualdade social Gênero, Juventude e Sexualidade e Sexualidades Contemporâneas

Coordenadora: Porfa. Dra. Loreley Gomes Garcia

CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6367608137227389