Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Institucional > Apresentação

Apresentação

por Coordenação publicado 09/10/2020 10h12, última modificação 14/10/2021 12h08

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS, credenciado e reconhecido pela CAPES e CNPq, oferece os cursos de Mestrado e Doutorado e está vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Sua origem se deu com a criação do curso de mestrado em sociologia em 1979 seguida, duas décadas depois, da criação em 1999, do curso de doutorado. Assim, o PPGS passou a funcionar com duas bases, a de João Pessoa, campus I, e a base do campus II, do Centro de Humanidades, em Campina Grande. Com o desmembramento desses campi em função da criação da Universidade Federal de Campina Grande, a partir de 2006 também foram desmembrados os Programas, passando o PPGS-UFPB a funcionar de modo independente.

Já são, portanto, mais de 40 anos de experiência na preparação de pesquisadores voltados à analise e intervenção em realidades sociais que se encontram em processo de transformação permanente, visando ao desenvolvimento da produção científica, e na formação de docentes voltados ao ensino superior em Sociologia.

Durante o curso, os alunos são orientados a participar de eventos científicos, atividades em sala de aula (estágio docência), publicar seus trabalhos em periódicos nacionais e internacionais. O PPGS conta com 2 periódicos regulares: Revista Política & Trabalho e a Revista Ártemis. E também conta com o Periódico discente regular: Revista Abordagens.

O PPGS possui cotas de bolsas de estudo da CAPES e do CNPq fornecidas mediante desempenho acadêmico. O programa mantém convênios com várias instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, os quais preveem uma série de modalidades de intercâmbio, como missões de trabalho e seminários internacionais, projetos de pesquisa inter institucionais, Doutorado sanduíche, entre outras.