■ Tema Central SISV 2024

Desde o ano de 2017, a Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências – RIEV vem articulando parcerias para ampliação de processos investigativos interdisciplinares sobre violações aos direitos humanos em contextos nacionais e internacionais. Mediante apoio de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, da Fundação de Apoio a Pesquisa da Paraíba – FAPESQ e das instituições parceiras, estudos interdisciplinares sobre a temática vêm sendo desenvolvidos, cujos focos principais, dentre outros, estão violências contra minorias — indígenas, mulheres, negros e negras, quilombolas, pessoas com deficiência (PCDs), de baixa renda, idosos — e violências perpetradas contra crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A clivagem metodológica utilizada tem sido a Teoria Fundamentada em Dados. Nos processos de investigação, pesquisadores e pesquisadoras entenderam que as interpretações científicas do importante banco de dados criado pela RIEV não poderiam ser aprofundadas sem o diálogo aberto com governos, corporações e grupos sociais que fazem a operacionalização de políticas nacionais, estaduais e municipais de prevenção e combate às violências, ou seja, a ciência em diálogo com as instituições operadoras de práticas. A Rede busca, por um lado, contribuir para minimizar a persistente falta de utilização de dados de pesquisa pelos formuladores de políticas públicas nas tomadas de decisão e, por outro, o acesso de pesquisadores e pesquisadoras a dados públicos sobre amplas questões de relevância social. O estreitamento desses diálogos para reconhecer, prevenir e enfrentar, com urgência, as diversas formas de manifestação de violências, é fundamental para atingir as Metas da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, uma vez que soluções exequíveis, mais humanas, inteligentes e eficazes, requerem atitudes e ações conjuntas de equipes intersetoriais e interdisciplinares. Este evento tem como objetivo contribuir para a busca da implementação de diálogos voltados a incluir o reconhecimento, a prevenção e o enfrentamento das violências como dimensão social relevante para promover vida digna para todos os seres humanos, dentro dos limites do planeta.

Dentro da temática geral do evento intitulada “SISV 2024: Múltiplos olhares para reconhecer, prevenir e enfrentar violências”, pretende-se refletir e delinear possíveis soluções, desafios, propostas e oportunidades nos seguintes eixos:

Eixo 1 – Violências contra crianças jovens e adolescentes;

Eixo 2 – Violências contra pessoas vulnerabilizadas;

Eixo 3 – Alianças estratégicas para a salvaguarda dos direitos humanos e da democracia;

Eixo 4 – A urgência das alianças intersetoriais para o enfrentamento e prevenção de violências contra povos originários.