■ Inscrição de Trabalhos
Inscrição de trabalhos (🗓 Até 08/09/24 ⚠️ Última chamada!)
Idiomas: português ou espanhol
Inscrição como ouvinte (🗓 Até 30/09/24)
No SISV 2024 você poderá participar inscrevendo até 2 trabalhos. As apresentações dos trabalhos poderão ser realizadas presencial ou on-line, nas seguintes categorias:
■ 1. Artigos Científicos
Compartilhe os resultados principais de sua pesquisa. Dissemine e democratize o conhecimento científico! (Modelo do Artigo – Template/Download)
■ 2. Relatos de Experiência
Compartilhe sua experiência! Você informará orientações valiosas e inspirará novas práticas. Destaque aprendizados e principais lições! (Modelo do Relato – Template/Download)
■ 3. Resumo expandido
Compartilhe informações gerais de sua pesquisa em andamento com resultados preliminares. (Modelo do Resumo – Template/Download)
Eixos temáticos para inscrição de trabalhos
■ Eixo 1: Violências contra crianças jovens e adolescentes
□ Coordenadores: Francisco Ribeiro dos Santos Júnior – RIEV (Lattes) e Alberto José Ferreira de Lima – RIEV (Lattes)
Temas
Política nacional de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual da criança e do adolescente (Lei 14.811/2024); políticas públicas para a infância e adolescência; violência escolar; ações específicas de proteção contra as violências no âmbito escolar, currículo e violência escolar; medidas preventivas e o fortalecimento dos laços comunitários dentro das escolas; experiências exitosas em educação e direitos humanos; soluções colaborativas para o enfrentamento da violência nas escolas; educação para a não violência; educação e cultura paz; mediação de conflitos e práticas de justiça restaurativa; dimensões educativas dos direitos humanos; educação e direitos humanos; formação docente e direitos humanos; paz dialógica na educação; pedagogia para a justiça e paz; tecnologias digitais para o enfrentamento, combate e prevenção de violências contra jovens vulneráveis; ações pedagógicas para o enfrentamento e prevenção das violências.
■ Eixo 2: Violências contra pessoas vulnerabilizadas
□ Coordenadoras: Jaquicilene Ferreira da Silva Alves – RIEV (Lattes) e Tassyara Onofre – RIEV (Lattes)
Temas
Direitos Humanos como instrumento transversal das políticas públicas; intersecções da violência estrutural; violações contra corpos negros, quilombolas, indígenas, mulheres e grupos LGBTQIAP+; violências produzidas na intersecção de saúde e educação; invisibilidades de grupos e comunidades vulneráveis; racismo sexismo e pobreza; experiências exitosas na educação para as relações étnico-raciais; descolonização dos currículos para as relações étnico-raciais; educação para não-violência; pobreza e violências; sofrimento e invisibilidades de comunidades periféricas; cultura de paz e educação; tecnologias digitais e redes de sociabilidades para a proteção de direitos; violência, fake news e desinformação; violência e saúde pública; igualdade e discriminação; intolerância religiosa; diásporas no Brasil; o cinema, os vídeos e as redes sociais como espaços de vivências educativas; atos discriminatórios contra imigrantes; políticas públicas de apoio a imigrantes; invisibilidade de imigrantes no Brasil; violências contra imigrantes; instituições de acolhimento aos imigrantes; luta institucional antidiscriminatória para imigrantes.
■ Eixo 3: Alianças estratégicas para a salvaguarda dos direitos humanos e da democracia
□ Coordenadoras: Geovanna Cristina Falcão Soares Rodrigues – RIEV (Lattes) e Walternice Olímpio Silva de Melo – RIEV (Lattes)
Temas
Direitos humanos e democracia; o Brasil frente ao sistema internacional de proteção dos direitos humanos; instrumentos nacionais de proteção dos direitos humanos; necessidades de expansão dos valores da dignidade humana e dos direitos fundamentais; direitos humanos como instrumento transversal das políticas públicas; violência estrutural; violência institucional; intolerância religiosa; ética do cuidado; técnicas sociais e políticas para a subalternidade; direitos humanos e a proteção das populações vulneráveis; estratégias para construção de paz social; tecnologias digitais na construção do proteção dos direitos humanos; regulamentação das fake news e o combate a violência e a desinformação; desinformação como estratégia de violência política; a (des)informação sobre violências; efetivação do direito à justiça, a memória e a verdade; direitos humanos nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras; educação, direitos humanos e democracia; imigração e trabalho; educação de alunos imigrantes, imigração, mídia e xenofobia; inclusão/exclusão de mulheres imigrantes.
■ Eixo 4: A urgência das alianças intersetoriais para o enfrentamento e prevenção de violências contra povos originários
□ Coordenadores: Ismênia Mangueira Soares Medeiros – RIEV (Lattes) e Adrielly Benigno de Moura – RIEV (Lattes)
Temas
Direitos Humanos como instrumento transversal das políticas públicas; políticas públicas de proteção aos direitos dos povos originários; colonialidade e violência contra povos originários; racismo e povos indígenas; ferramentas jurídicas de proteção aos povos originários; economia, sustentabilidade e violências; letalidade e exploração econômica ilegal em terras indígenas; degradação ambiental e violência em territórios indígenas; violência e desmatamento em áreas demarcadas; violência contra os povos indígenas no regime militar; educação indígena e educação escolar indígena; redes educativas e currículo na educação indígena; processos experienciados na educação indígena; a ideia de virtualidade e os múltiplos artefatos culturais indígenas; o cinema, os vídeos e as redes sociais como espaços de denúncia; alteridade e estratégias próprias de vivência sócio-cultural dos povos indígenas; o sagrado na cultura indígena; povos indígenas, suas línguas e culturas; o cinema, os vídeos e as redes sociais como espaços de denúncia de violações: o marco temporal e a demarcação de terras; pautas indígenas atuais e as ações convergentes do governo.
Confirmação de aceitação de trabalhos inscritos (🗓 De 15/09/24 a 30/09/24 🆕)
Trabalhos aceitos: presencial e on-line. Esta informação deverá constar no formulário de inscrição.
Eixos temáticos para inscrição de trabalhos