Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Ações da CGA > Implantação de um Centro de Recuperação de Computadores na Biblioteca Central.

Implantação de um Centro de Recuperação de Computadores na Biblioteca Central.

Conheça o processo de implantação de um centro de recuperação de computadores na Biblioteca Central do Campus I

publicado: 22/10/2018 22h18, última modificação: 22/10/2018 22h18
Colaboradores: Jean Carlos

ree 1.png                                  Figura I: Fluxograma do projeto do Centro de Recondicionamento de Computadores.

O Projeto do Centro de Recuperação de Computadores (Projeto CRC), em parceria com a Biblioteca Central, formou a primeira turma para o Recondicionamento de Computadores. Durante 4 meses, cerca de 10 jovens passaram a catalogar o que tinha na Biblioteca para começar a recuperação, fizemos levantamento de peças em bom estado, separamos as CPU, monitores e demais componentes que ainda funcionava.

O Centro na Universidade Federal da Paraíba é a mais nova unidade do Projeto CRC, afirmou sua parceria através do memorando em 14 de setembro de 2018 com a Biblioteca Central. O projeto consiste numa rede local de reaproveitamento de equipamentos de informática, formação profissional e inclusão digital. Equipamentos descartados pela biblioteca e posteriormente, com o avanço do programa, expandir para outros centros.

O projeto é coordenado pela Comissão de Gestão Ambiental (CGA), Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, professores e alunos do curso de engenharia elétrica que auxiliam no diagnóstico do equipamento e remontagem dos mesmos.
 Nos últimos 4 meses, o Projeto CRC, catalogou os seguintes equipamentos:

ree 2.png

Figura II: Divisão do material em categoria e grupo para a implementação do CRC.

Foram catalogados dados de 36 Mouses, 69 CPU’s, 33 Teclados, 6 Caixas de som, 45 Monitores, 23 Estabilizadores, 2 Impressoras, 12 Fontes, 2 Scanners, entre outros como 11 Gravador/Leitor de CD/DVD/Disquetes, 5 HD’s, 1 Roteador.

ree 3.png                                         Figura III: Gráfico de todo material coletado até o momento 19/10/18.

Cada catalogação é gerado um código de acordo com a data, categoria, grupo, origem e nº de recebimento. Posteriormente dar-se há uma nova divisão mais detalhada a partir do código, onde são elencados e datados com as informações de origem, código, categoria, grupo, descrição, fabricante, tombamento, referencia/modelo, nº de serie, peso e estado do material.