Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Ações da CGA > Gestão de Áreas Verdes da Comissão de Gestão Ambiental (CGA)

Gestão de Áreas Verdes da Comissão de Gestão Ambiental (CGA)

Conheça o programa de Gestão de áreas verdes da comissão de gestão.

publicado: 14/09/2018 15h44, última modificação: 14/09/2018 15h44
Colaboradores: Marília Paz

IMAGENS AREAS VERDES.jpg

O grupo de Gestão de Áreas Verdes da Comissão de Gestão Ambiental (CGA) engloba a equipe do Projeto de Monitoramento de Áreas Verde e a equipe do Projeto de Manejo de Bicho Preguiça e Monitoramento de Pontes Ecológicas. Durante o mês de julho as duas equipes ficaram à frente do evento semestral de recepção dos feras intitulado Trote Verde, que é uma iniciativa da CGA em parceria com a Prefeitura Universitária (PU); os Centros Acadêmicos; e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A CGA teve também o apoio da Superintendência da Tecnologia da Informação (STI), que enviou e-mail convidando toda a comunidade acadêmica da UFPB.

Durante o evento, que ocorreu dia 12 de julho de 2018 (início do período 2018.1), foi realizado o plantio de diversas mudas pelos próprios estudantes, com o apoio dos servidores da PU. As mudas escolhidas foram disponibilizadas pelos viveiros da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (SEMAM) e da própria PU.

As espécies foram selecionadas para o plantio pelo grupo de Áreas Verdes de acordo com o seu relevante interesse para a vegetação de Mata Atlântica, por ser o bioma encontrado na UFPB. Estas servem de substrato e alimento para a fauna local, inclusive para o bicho preguiça (Bradypus variegatus), espécie bandeira comumente encontrada por todos que frequentam o Campus tentando atravessar fragmentos de Mata, ou se alimentando em árvores como Oiticica, Cupiúva e Pau Sangue, espécies vegetais plantadas em edições do Trote.

Os estudantes que participaram puderam se inscrever através de um formulário online organizado e disponibilizado pelos bolsistas da Comissão gerando um certificado de participação. A iniciativa tem ocorrido desde 2013 e é uma oportunidade importante para que os estudantes recém-ingressos conheçam um pouco da história natural envolvendo o Campus, bem como os projetos realizados pela CGA.

Gestão de Áreas Verdes da Comissão de Gestão Ambiental (CGA)