Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Ações da CGA > Levantamento do número de equipamentos hidrossanitários do Campus I

Levantamento do número de equipamentos hidrossanitários do Campus I

por CGA publicado 07/07/2020 13h33, última modificação 07/07/2020 13h33
Conheça uma das ações do programa Gestão de Águas

Logo Gestão de Águas

A equipe de Gestão de Águas trabalha de forma a monitorar o consumo de Água no Campus, assim como gerenciar os equipamentos hidrossanitários existentes do campus I de forma que a utilização deste recurso seja mais eficaz. Tal ação faz das ações da dimensão 1 do programa de monitorar e quantificar.

O levantamento dos dados desses equipamentos é de fundamental importância para se obter a dinâmica no uso da água na instituição. Até o momento, já foram vistoriados e obtidos dados dos seguintes centros: Centro de Tecnologia (CT), Central de Aulas (CA), Centros de Ciências Jurídicas (CCJ) e o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Energias Renováveis (CEAR), Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Centro de Educação (CE), Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), a Biblioteca Central (BC), Centro de Desenvolvimento do Servidor Público (CEDESP) e Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Reitoria.

Ao todo foram vistoriados 257 banheiros entre masculinos e femininos. Desse total, foi constatado que cerca de 81% são de descargas acopladas, 12% do tipo elevada, e 7% do tipo válvula.

gest aguas 1.jpg                         gest aguas 2.jpg                          gest aguas 3.jpg

Descarga tipo elevada                           Descarga acoplada                             Descarga tipo válvula

Vale lembrar que a descargas acopladas são consideradas “mais eficientes” e consequentemente mais econômicas, por utilizar menos água que as demais para realizar sua função.  Porém, ainda mais econômica são as descargas acopladas que possuem o mecanismo “duo”, ou seja, duplo acionamento. Este mecanismo, dá a opção do usuário escolher a quantidade de água utilizada para evacuação do dejeto, utilizando mais ou menos água de acordo com a necessidade.

Infelizmente, tal mecanismo não foi encontrado em nenhuma das 551 descargas vistoriadas. No entanto, com a finalização dos estudos e captação de dados destes aparelhos, será realizado outro estudo, mas dessa vez de viabilidade econômica para troca desses aparelhos menos eficientes, por aparelhos mais econômicos. Tanto para descargas como também torneiras e mictórios.

Outros equipamentos levantados nas visitas in loco são: n° de ducha sanitária, n° de chuveiros, n° de torneiras (manual ou automática), n° de mictórios (coletivo, individual de acionamento manual ou automático), n° de bebedouros, n° de destiladores, n° de chuveiros e lava-olhos de emergência, e n° de hidrantes. Durante a visita também são verificadas as condições estruturais higiênico-sanitárias do ambiente, principalmente em relação a existência de vazamentos, analisando a necessidade de reparos, ou substituição dos equipamentos, por aparelhos economizadores de água. Outro dado levantado é a existência de espaço para pessoas com necessidades especiais.

Com diversos problemas de cunho hídrico enfrentados em todo mundo, a escassez é o mais preocupante. Desta forma, se ater a formas de economia de água é uma tarefa de todos os cidadãos, afim de estabelecer a manutenção deste recurso tão essencial para vida em nosso planeta.