Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte: 
ENSINO DE HISTÓRIA: PERSPECTIVAS TEÓRICO-PRÁTICAS NO CFP/UFCG
Yonnara Marcelia Dias Alves, Maria Lucinete Fortunato

Última alteração: 2014-12-19

Resumo


O objetivo desse estudo é problematizar a formação e atuação de alunos-docentes do Curso de Licenciatura em História do CFP/UFCG (pré-concluintes e concluintes), considerando o novo Projeto Pedagógico – PPC (2009). Busca-se apreender as formas de produção do conhecimento histórico e sua utilização na prática do magistério e verificar até que ponto há uma adequação às demandas do nosso tempo. A pesquisa é qualitativa e tem como fundamento analítico a análise de discurso na perspectiva de Michel Foucault. As fontes utilizadas foram documentais e orais. A utilização das fontes orais teve sua organização baseada em entrevistas semiestruturadas.

Palavras-chave: Formação Docente. Teoria. Prática.


Texto completo: PDF