Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA HISTÓRIA LOCAL NA SALA DE AULA
Ana Regina Silva Medeiros, Stephanie Cinthia Pereira da Silva

Última alteração: 2014-12-19

Resumo


O presente artigo versa sobre a experiência do Estágio Supervisionado III no 2º ano do Ensino Médio da escola estadual Centro Educacional José Augusto, localizada na cidade de Caicó-RN, onde foi aplicada uma oficina com o tema “o desaparecimento das populações indígenas no interior da Capitania do Rio Grande na segunda metade do século XVIII”. Com o intuito de tornar o conteúdo menos complexo, “Organização político-administrativa na colônia portuguesa”, proposto pela professora, fizemos uma história local problematizando a inexistência das populações indígenas no estado Rio Grande do Norte. Para demonstrar como os povos indígenas eram representados através das fontes iconográficas utilizaremos pinturas do artista Albert Eckhout e de Johann Moritz Rugendas e fotografias de Marc Ferrez.

Palavras-chave: Estágio em história. História Local. Desaparecimento das populações indígenas. Fontes iconográficas.


Texto completo: PDF